Objetivos
Idade Recomendada
A partir de 9 anos
Materiais
Um atlas; algumas cópias de bandeiras de países participantes da Copa (ou Olimpíadas); papel sulfite, lápis de cor, régua, cartolina, tesoura e cola.
Organizado por
Katia Stocco Smole, Diretora do Grupo Mathema
Patrícia Cândico, Gestora Pedagógica
Sugestão de aulas
Converse com a classe sobre as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo ou das Olimpíadas. Peça que as localizem no atlas e discutam: como elas são; que formato têm; que outras formas geométricas são utilizadas nas bandeiras além do retângulo etc.
Após a primeira conversa, peça que, em grupos de quatro, escolham dez bandeiras representando países dos cinco continentes e analisem: como foram construídas; quais as cores e as formas utilizadas em cada uma. Eles devem preparar um pequeno cartaz que mostre cada bandeira e as informações geométricas correspondentes.
Você pode também propor que eles reproduzam uma das bandeiras utilizando recorte e colagem, pois, desse modo, poderão perceber ainda mais as formas utilizadas na confecção de bandeiras.
Peça aos alunos que, em duplas, localizem no atlas as bandeiras da Itália, Polônia e França. Converse com a classe sobre como elas são, que formas aparecem em cada uma, quais são as semelhanças e diferenças entre elas, como estão divididas, etc.
Bandeira da Itália:
Bandeira da França:
Bandeira da Polônia:
Pergunte aos alunos em quantas partes cada bandeira está dividida e a que fração do retângulo grande cada uma dessas partes corresponde. Deixe que analisem a questão e percebam as frações do retângulo.
Proponha que localizem na tabela de pontos ou no atlas outras bandeiras cujas partes representem frações dos retângulos (podem ser as mesmas ou outras frações). A seguir, distribua para cada dupla folhas de papel em branco e peça que eles descubram maneiras de dobrar as folhas em duas, três, quatro, seis ou oito partes iguais para obter diferentes frações do retângulo.
Quando terminarem, converse sobre as diferentes soluções encontradas, sobre as frações do retângulo que aparecem em cada divisão e as diversas formas de obter uma mesma fração do retângulo, como, por exemplo:
Na sequência, os alunos devem colorir as folhas já divididas utilizando duas cores em cada uma delas e colocando num canto ou no centro do retângulo uma indicação de que fração aquela bandeira representa, criando assim uma bandeira de fração. Por exemplo:
Cada grupo pode expor na escola o que aprendeu sobre matemática e bandeiras junto com seus cartazes e as bandeiras criadas. Proponha que criem uma bandeira para a classe utilizando outras formas geométricas.