Mathema Mathema

MATIX

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 08/10/2019
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Você já ouviu falar em Matix? Trata-se de um quebra-cabeças que tem o objetivo de auxiliar o processo de generalização matemática e promover o desenvolvimento do raciocínio, buscando soluções, levantando hipóteses e coordenando diferentes pontos de vista.

Essa dinâmica pode ser aplicada em sala de aula. E você vai precisar dividir os alunos em duplas. O material necessário é:

  • 1 tabuleiro quadrado com 64 casas;
  • 64 cartas com os números inteiros escritos.

Clique aqui para baixar o tabuleiro e cartas.

 

As regras do jogo

Tira-se par ou ímpar para ver quem vai começar o jogo. Cada participante (ou dupla participante) escolherá uma posição (vertical ou horizontal). Escolhida a posição, esta se manterá até o final do jogo.

Começa-se retirando o coringa do tabuleiro. O primeiro participante retira do tabuleiro um número da linha ou coluna do coringa (dependendo da posição que escolheu: vertical ou horizontal). Em seguida, o próximo tirará um número da linha ou coluna (dependendo da posição escolhida) que o primeiro retirou o seu número e assim por diante.

O jogo acaba quando todas as peças forem tiradas ou quando não existir mais peças naquela coluna ou linha para serem tiradas. O total de pontos de cada jogador ou dupla é a soma dos números retirados do tabuleiro.Vence o jogo participante ou a dupla que tiver mais pontos.

Variação

O tabuleiro pode ser reduzido para 6 x 6 ou 7 x 7 retirando-se algumas das cartas numéricas.

 

Organizado por Cristiane Chica, Gestora Pedagógica do Grupo Mathema

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “MATIX”

  1. Juliane amoriele azevedo nilce de oliveira amoriel disse:

    gostaria de saber se a disposição das cartas do jogo matix precisa ser aquela prevista no modelo do tabuleiro ou se a cada partida elas podem ser mudadas de lugar?

  2. Mathema disse:

    Olá Juliane! A disposição no tabuleiro é diferente a cada nova rodada. As peças são colocadas aleatoriamente pelos alunos. A disposição oferecida é apenas um exemplo!

X