Objetivos
Materiais
Proposta da atividade
Organizado por
Cristiane Chica – Gestora Pedagógica do Grupo Mathema
Maira Costa – Especialista em Ensino de Matemática e formadora de professores
Descrição da Atividade
Uma boa maneira de iniciar o estudo de metro quadrado é provocar uma discussão entre os alunos gerada por dados contidos em textos como o que segue:
Como calcular o tamanho das multidões de torcedores?
Fonte:Jornal Nacional
Adaptado para fins didáticos
Amanhã milhões de brasileiros vão se reunir para torcer pela seleção. Em São Paulo, a concentração é no Vale do Anhangabaú. E, como sempre, o cálculo de quantas pessoas estarão na festa vai passar bem longe da precisão matemática.
Aperto no Vale do Anhangabaú para torcer pelo Brasil. Pelas contas dos organizadores, 60 mil pessoas. Para a Polícia Militar, 25 mil. Por que a diferença?
“É uma estimativa que se faz, alguém bate o olho lá e avalia”, diz o matemático José Dutra Sobrinho.Mas a avaliação não é feita no chute, porque isso não é futebol. Existe um método para contar a multidão: uma, duas, três, quatro pessoas numa área que tem um metro quadrado. Esse é o padrão internacional de contagem. […]
O Vale do Anhangabaú, por exemplo, tem 8 mil metros quadrados livres, ou seja, lugar para cerca de 32 mil pessoas. Os torcedores ocuparam quase toda a área, mas com vários espaços vazios.
“O palpite de 60 mil pessoas pode ser considerado uma bola fora. Já a PM, com a estimativa de 25 mil, bateu na trave, 20 mil seria um gol”, aponta o matemático.
Após a leitura, o professor pode solicitar aos alunos que localizem no texto qual foi a maneira utilizada pelos organizadores e pela Polícia Militar para estimar a quantidade de pessoas no Vale do Anhangabaú, segundo o matemático José Dutra Sobrinho. Outra informação que devem localizar no texto é o método internacional existente para o cálculo.
Com as duas informações destacadas, o professor deve perguntar aos alunos: “Qual é a forma mais adequada de fazer uma estimativa da quantidade de crianças que caberiam em nossa sala de aula?“.A partir do problema, a ideia é que os alunos se perguntem o que vem a ser um metro quadrado.
Criando um metro quadrado de jornal
Proponhaaos alunos que construam um metro quadrado de jornal para checar a informação a respeito do número de pessoas que cabem em um metro quadrado.
Em pequenos grupos, usando fita métrica ou trena, o jornal e a fita adesiva, questione como se constrói um metro quadrado. Durante a discussão, eles devem concluir que se trata de um quadrado com lados medindo 1m. Deixe que cada grupo construa o seu metro quadrado.
Com o metro quadrado em mãos, os alunos poderão verificar o que da sala de aula cabe dentro do metro quadrado de jornal. Solicite que os alunos coloquem-se em pé dentro de um metro quadrado paraverificar se a informação sobre a quantidade de pessoas por metro quadrado, segundo o padrão internacional de contagem, é válida ou não. Aproveite e explore outras situações, como:
Retome com os alunos o problema dado inicialmente: “Qual é a forma mais adequada de fazer uma estimativa da quantidade de crianças que caberiam em nossa sala de aula?“.Deixe que os alunos escolham a melhor estratégia para resolver o problema. Eles podem verificar quantos metros quadrados cabem na sala de aula, recobrindo a superfície com os metros quadrados construídos e multiplicando pela quantidade de alunos que cabem dentro do jornal.
Após a atividade, proponha que, em grupos, façam um registro usando desenhos com uma explicação sobre o que é um metro quadrado e como utilizá-lo para medir superfícies. A partir dos registros dos alunos, proponha a produção de um texto coletivo, que deverá ficar exposto na sala para possíveis consultas posteriores.
Medindo outros espaços da escola
Após a atividade anterior, proponha aos alunos que realizem a medição de uma outra área da escola, como uma quadra, um pátio ou um corredor. Basta que esse espaço esteja livre de objetos ou móveis. Desta forma, fica mais fácil os alunos observarem a atividade.
Determinada a área que será medida, verifique se os alunos percebem que, ao medirem algumas superfícies, às vezes sobram e outras vezes faltam partes do metro quadrado de jornal que eles estão usando como padrão. Quando isso ocorrer, questione os alunos sobre o que pode ser feito e dê tempo para pensarem em como resolver esse tipo de problema.
Nesse momento, com os alunos divididos em pequenos grupos, estimule-os a encontrar estratégias pessoais de resolução para esse problema. Solicite que registrem em folhas de papel branco as soluções encontradas e as socializem com o restante da classe.
Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que o metro quadrado pode ser dividido em partes menores para recobrir a superfície que ficou sem cobertura. Peça aos alunos que dividam um metro quadrado em partes menores, atentando para que repartamum metro quadrado por vez. Espera-se que os alunos percebam que, mesmo dividida, a área do quadrado continua sendo a mesma e que, se for necessário, mais subdivisões poderão ser feitas.
Observando Panfletos com Plantas Baixas
Usando panfletos promocionais com a planta baixa de imóveis, lance um problema para motivar os alunos para o tema que será trabalhado. Uma sugestão é imaginar que os donos do imóvel em questão querem trocar o piso de um cômodo retangular do imóvel e desejam cobrir toda a superfície com cerâmica. Como será que os alunos poderiam ajudar? Neste momento espera-se que percebam a necessidade de realizar o cálculo da área dos cômodos.
Com a planta e suas medidas, o professor poderá propor que os alunos reproduzam um cômodo do imóvel usando os metros quadrados de jornal construídos na atividade anterior, estimando e medindo a área desse cômodo.
Assim que descobrirem a área do cômodo retangular, proponha aos alunos que calculem quantos metros quadrados de piso os donos do imóvel deveriam comprar para recobrir o cômodo e quanto seria gasto nessa reforma, sabendo-se que o dono pagará R$ 24,00 pelo metro quadrado do piso que gostaria de colocar.
Deixe que os alunos resolvam o problema e faça um painel com as diferentes formas de solução encontradas por eles.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
eu gostei bastante do texto, pois traz sugestões muito válidas para explorar com os alunos o conceito de metro quadrado. A linguagem simples e os materiais de custo acessível tornam a atividade perfeitamente executável.
muito interessante, desperta a curiosidade das crianças e também a importância do conhecimento para nosso dia a dia
Já fazia uma atividade parecida,alguns educandos gostaram da atividade de deitar no chão para calcular o espaço ocupado,alguns não queriam ficar sujos,mas foi produtivo ,quando fomos ao pátio,pois não era liberado em função da pandemia.
Muito bom, realmente ideias que podemos aplicar na sala de aula, serão uteis para mim e para a construção do conhecimento dos meus alunos.
Farei esta atividades daqui alguns dias, pois estamos trabalhando com os decimais e então iremos realizar esta atividades.
O texto é de grande aprendizagem, pois o metro é uma unidade de medida usada no dia a dia e que os alunos já tem um pouco de conhecimento, com isso se torna mais interessante para eles.
A atividade do metro quadrado é uma sugestão prática que os alunos vão aprender de forma lúdica,prática e também vão aprender a trabalhar em grupos.Já fiz uma atividade semelhante de tirar medidas e construir maquete da sala.
Montamos atividades em grupo, para calcular a área da sala de aula, calculando a quantidade de piso que será necessário para restaurar a nossa sala de aula.
A atividade da planta baixa é muito interessante, mas a atividade de medir a escola com turma de 28 alunos fica difícil.
Estou gostando, essa atividade de elaborar um metro quadrado e estimar a quantidade de pessoas num evento eu já utilizava, é bem bacana!
Texto muito bem explicado, onde refere-se ao metro quadrado e como se faz uma estimativa de público em um determinado espaço.
Texto de grande importância, para à aprendizagem, um ferramenta que possibilita melhor compreensão, das atividades, parabéns.
Texto de grande importância, para à aprendizagem, uma ferramenta que possibilita melhor compreensão, das atividades, parabéns.