Mathema Mathema

PALITO

Por Escrito em: 24/05/2019
Compartilhe nas suas redes:

Objetivos

  • Resolução de problemas envolvendo adição;
  • subtração e comparação de quantidades;
  • estimativa de quantidade;
  • leitura e escrita de números;
  • contagem.

Idade recomendada

6 anos

Material

Palitos de fósforos já usados, ou algo similar e papel para anotações.

Jogadores

Grupos de duas ou mais crianças.

Como funciona

Distribua três palitos para cada participante. A rodada inicia com os jogadores  escondendo os braços atrás das costas, deixando na mão direita uma quantidade de palitos  entre zero e três. As crianças  colocam então uma das mãos para frente e cada umafala quantos palitos acha que têm em todas as mãos juntas. Depois que todos fizerem suas estimativas, os participantes conferem o resultado. Marca um ponto quem chegar mais próximo ou adivinhar a quantidade exata de palitos. Depois de cinco a dez rodadas,ganha quem conseguiu mais pontos.

Com a classe em roda, jogue algumas vezes com eles para que compreendam as regras.

Repita esse jogo umas quatro vezes ao longo de um mês, para que os alunos tenham tempo de aprender com a atividade. Comece com duplas e depois faça em trios e quartetos, isso aumenta o grau de dificuldade das jogadas.Aumente o número de palitos para cinco ou seis.

Proponha algum tipo de registro, que irá auxiliar  na aprendizagem, na percepção dos avanços de cada um e da compreensão acerca dos assuntos abordados com o jogo. Confira alguns registros que foram feitos para esse jogo por alunos de 6 anos.

  • Juliana e Marina estavam jogando palitinho em uma rodada em que usavam 5 palitos cada uma. Juliana disse 8 e Marina disse 10. O total era de 7. Quem marcou ponto nessa rodada? Por quê?
  • Cristiane e Andréa viram que, em uma das rodadas, o total de palitos das duas juntas era 4. Sabendo que nessa rodada elas jogavam com 3 palitos cada uma, quantos palitos cada uma poderia ter nas mãos?
  • Na mão de Patrícia havia três palitos e o total era de seis. Quantos palitos estavam na mão do outro jogador? (Observe que esse é um problema no qual faltam dados, pois não informamos quantos jogadores nem mesmo a quantidade de palitos. Deixe que discutam entre si e, ao final, complete com eles as informações que faltam no problema);
  • Renato, Fernando e Carol jogavam palitinhos, com 3 palitos cada um. Quando abriram suas mãos havia 6 palitos no total. Quantos palitos cada uma poderia ter na mão? (observe que há mais que uma solução possível).

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X