Objetivos
Recomendação
A partir da 3º ano
Material
um baralho de frações com 32 cartas, uma tabela com tiras de frações e as regras do jogo para cada grupo.
Clique aqui para download do arquivo com as cartas e tabela.
Organizado por
Kátia Stocco Smole
Diretora do Grupo do Mathema
Regras
O jogo Papa Todas de Frações é bastante desafiador e os alunos costumam se envolver bastante com ele. Uma das suas principais vantagens é o desenvolvimento integrado de muitas ideias e noções diferentes sobre frações, em especial a relação entre frações equivalentes e comparação de frações.
Todo o baralho é distribuído entre os jogadores, que não vêem suas cartas. Cada criança coloca suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo.
A tabela com as tiras de fração é colocada no centro da mesa de modo que todos a vejam. Os jogadores combinam entre si um sinal ou uma palavra. Dado o sinal todos os alunos viram a carta de cima de sua pilha ao mesmo tempo e comparam as frações. O jogador que tiver a carta representando a maior fração vence a rodada e fica com todas as cartas (Papa Todas).
A tabela de tiras de frações pode ser usada se necessário para que as comparações sejam feitas. Se houver duas cartas de mesmo valor todas as cartas ficam na mesa e na próxima rodada o jogador com a maior carta papa todas, inclusive aquelas que estão na mesa. O jogo termina quando as cartas acabarem e o vencedor é a criança com mais cartas.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
eu acho que vcs poia faar quem criou e pq essa pessoa criou o jogo ;-; so a minha opiniao
Oi Mara! O jogo foi organizado pela Katia Stocco Smole, como está identificado na sua descrição.
Muito bom, vou confeccionar e fazer o uso c meus alunos.
Gosto bastante desse material. Nos oportuniza a fazer um trabalho belíssimo com nossos alunos no trabalho com a comparação entre frações.
Um passo interessante que também pode ser dado é o posicionamento das cartas na reta numérica a partir da análise comparativa entre eles. Trabalho bem sucedido realizado com as turmas de 8º e 9º anos num trabalho de retomada dos racionais, posicionando as cartas do jogo numa reta numérica fixa exposta da lousa da sala de aula.