Mathema Mathema

Que tal uma atividade divertida para exploração da tabuada?

Por Escrito em: 15/04/2020
Compartilhe nas suas redes:

*Atividade indicada para crianças a partir dos 8 anos

O Salute é uma atividade que propõe a exploração da tabuada de forma divertida. Durante o jogo, as crianças podem avaliar o seu desempenho, tomando consciência do que sabem e de suas dúvidas, e podem criar estratégias para avançar na aprendizagem das tabuadas. Dessa forma, elas ganham autonomia e confiança na sua capacidade de enfrentar desafios. Vamos ao jogo?

 

Para esta atividade você vai precisar de um jogo de cartas, exceto das cartas Valete, Dama, Rei e Coringa.

São necessárias três pessoas para a brincadeira: dois jogadores e um juiz. É o juiz quem embaralha as cartas e dá metade para cada jogador. Os dois jogadores sentam-se um de frente para o outro, cada um com seu monte de cartas virado para baixo. O juiz fica ao lado, de modo que veja os dois jogadores.

 

O objetivo é descobrir o valor da própria carta e conseguir juntar a maior quantidade de pares possível.

É hora de jogar!

O juiz diz Salute e os dois jogadores pegam a carta de cima do monte sem olhá-la. Posicionam a carta acima dos olhos de modo que não vejam a própria carta, mas que o oponente consiga vê-la.

Em seguida, o juiz olha as duas cartas e informa para os jogadores que o resultado da multiplicação entre as cartas é, por exemplo, 35.  Cada jogador sabe que um dos fatores da multiplicação é a carta do oponente, assim, precisa pensar que número multiplicado pelo do oponente resulta, nesse caso, em 35.

Só pode ser 5, pois 5 x 7 é igual a 35. O jogador que acertar primeiro a própria carta vence a rodada e ganha as duas cartas, separando-as em outro monte. Quando as cartas acabarem, o jogo termina e vence quem tiver mais pares no monte.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

3 Comentários para “Que tal uma atividade divertida para exploração da tabuada?”

  1. Avatarnete_abdouni disse:

    Gostei. Vou tentar fazer com meus alunos!

X