Estatística e probabilidade lidam com dados e informações em conjuntos finitos e utilizam procedimentos que permitem controlar com certa segurança a incerteza e mobilidade desses dados, fazer inferências, levantar suposições, analisar chances. Divida a turma em duplas, providencie dois dados e veja algumas formas de abordar esse assunto com seus alunos por meio do jogo Role os Dados.
Proponha aos alunos esse jogo logo após a introdução às primeiras noções sobre probabilidade. A atividade também pode ser realizada como forma de apresentar o conteúdo aos jovens.
Peça às duplas que leiam as regras do jogo e que definam quem é o jogador A e quem é o B. Nesta etapa, não dê nenhuma pisa, não fale ainda sobre dados não viciados e, mesmo que eles comecem a jogar sem perceber qual é o jogador com maior chance de vencer, não interfira.
Após jogarem eles devem discutir se é mais vantagem ser o jogador A ou o jogador B, justificando a decisão. Neste momento, você deve estimular a formulação de justificativas, e associá-las ao vocabulário específico da probabilidade, destacando o espaço amostral, os eventos, etc. Peça que construam um gráfico em barras no qual constem as probabilidades de cada jogador vencer. O gráfico mostra se esse jogo é justo ou injusto? Como?
Finalmente peça que as duplas sugiram modificações nas regras para que o jogo seja justo. Nesta etapa, peça a cada dupla que apresente suas propostas para a classe experimentar e ver se concorda com a mudança sugerida. Discuta agora o que é um jogo justo e, se achar necessário, explique que para analisar o jogo seria necessário saber se os dados eram não viciados, discutindo o sentido desse termo.
Objetivos
Regras
Os participantes decidem quem será o jogador A e quem será o jogador B. Os jogadores realizam dez jogadas ou partidas. A cada jogada os jogadores lançam seus dados ao mesmo tempo. O jogador A marca um ponto se a diferença entre os números que saírem nos dados for 0, 1 ou 2. O jogador B marca 1 ponto se o valor da diferença for 3, 4 ou 5. Após 10 rodadas, vence o jogador com o maior número de pontos.
Organizado por Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz