Mathema Mathema

ROLE OS DADOS

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 27/05/2019
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Estatística e probabilidade lidam com dados e informações em conjuntos finitos e utilizam procedimentos que permitem controlar com certa segurança a incerteza e mobilidade desses dados, fazer inferências, levantar suposições, analisar chances. Divida a turma em duplas, providencie dois dados e veja algumas formas de abordar esse assunto com seus alunos por meio do jogo Role os Dados.

Proponha aos alunos esse jogo logo após a introdução às primeiras noções sobre probabilidade. A atividade também pode ser realizada como forma de apresentar o conteúdo aos jovens.

Peça às duplas que leiam as regras do jogo e que definam quem é o jogador A e quem é o B. Nesta etapa, não dê nenhuma pisa, não fale ainda sobre dados não viciados e, mesmo que eles comecem a jogar sem perceber qual é o jogador com maior chance de vencer, não interfira.

Após jogarem eles devem discutir se é mais vantagem ser o jogador A ou o jogador B, justificando a decisão. Neste momento, você deve estimular a formulação de justificativas, e associá-las ao vocabulário específico da probabilidade, destacando o espaço amostral, os eventos, etc. Peça que construam um gráfico em barras no qual constem as probabilidades de cada jogador vencer. O gráfico mostra se esse jogo é justo ou injusto? Como?

Finalmente peça que as duplas sugiram modificações nas regras para que o jogo seja justo. Nesta etapa, peça a cada dupla que apresente suas propostas para a classe experimentar e ver se concorda com a mudança sugerida. Discuta agora o que é um jogo justo e, se achar necessário, explique que para analisar o jogo seria necessário saber se os dados eram não viciados, discutindo o sentido desse termo.

Objetivos

  • Expressar-se com clareza utilizando a linguagem matemática;
  • identificar em uma situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-las;
  • utilizar conhecimentos de contagem e probabilidade para analisar chances e possibilidades;
  • leitura e interpretação de textos.

Regras

Os participantes decidem quem será o jogador A e quem será o jogador B. Os jogadores realizam dez jogadas ou partidas. A cada jogada os jogadores lançam seus dados ao mesmo tempo. O jogador A marca um ponto se a diferença entre os números que saírem nos dados for 0, 1 ou 2. O jogador B marca 1 ponto se o valor da diferença for 3, 4 ou 5. Após 10 rodadas, vence o jogador com o maior número de pontos.

Organizado por Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz

 

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