Objetivos
Conteúdo
Propriedades de figuras planas
Recomendação
Alunos do 6º ao 8º ano
Jogadores
Grupos de 3 ou 4 alunos
Organizado por
Cristiane Chica – Coordenadora do Mathema
Kátia Stocco Smole – Diretora do Mathema
Maria Ignez Diniz – Diretora do Mathema
Atividade anterior ao jogo
Em grupo, é escolhida uma figura plana de um conjunto de figuras que podem estar em cartas, num cartaz ou serem desenhadas pelo professor no quadro. Os alunos devem selecionar as tiras com propriedades da figura, discutir as escolhas e serem capazes de explicar estas escolhas.
Regras
As tiras são embaralhadas e cada jogador pega seis. O número de tiras pode ser maior, se houver o suficiente.Uma figura é sorteada e cada jogador seleciona entre suas tiras aquelas que correspondem a propriedades da figura. Cada tira de propriedade selecionada representa um ponto para o jogador.
Nova figura é selecionada e é feita outra distribuição das tiras. Isso pode se repetir de oito a dez vezes.O ganhador é aquele que ao final tiver o maior número de pontos. O professor pode variar o jogo trocando as figuras planas por poliedros e adequando as tiras de propriedades às novas figuras. Também é possível incluir novas propriedades conforme os alunos ampliarem seus conhecimentos acerca de polígonos.