Objetivo
Idade recomendada
Todas
Material
Amarelinha desenhada no chão.
Jogadores
Indiferente
Como funciona
Quem não conhece a amarelinha? É uma das mais tradicionais brincadeiras de rua deste país. Nela a criança tem de pular – ora com um pé só, ora com os dois – sobre quadrados riscados no chão, evitando pisar na casa onde foi lançada a pedrinha com que se marca a progressão em direção ao “céu”, o ponto final da brincadeira.
Durante o jogo, é preciso abaixar sem encostar um dos pés no chão, rodopiar no ar e deslocar-se ora para um lado, ora para o outro, ora para frente, ora usando as mãos, ora os pés. É um exigir constante controle sobre o corpo e o espaço.
Adotar a amarelinha nas aulas de matemática significa poder desenvolver a inteligência corporal a partir das relações realizadas entre as crianças,seus recursos corporais e elementos do meio.
Além do desenvolvimento da consciência corporal e noção de espaço, , podemos dizer que a amarelinha também auxilia na percepção dos conceitos de medidas e números.Ao lançar a pedrinha no quadrado desejado, é preciso avaliar a quantidade de força a ser colocada na mão, além da distância entre o corpo e a casa atingida.Contagem, seqüência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, são alguns conceitos e habilidades que podemos desenvolver a partir desse trabalho.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
Acredito que contribui muito para o desenvolvimento do aluno
Acredito que contribui muito para o desenvolvimento do aluno tanto corporal como também a coordenação e percepção.