Mathema Mathema

Você sabe o que é um Icosaedro Truncado?

Por Escrito em: 13/04/2020
Compartilhe nas suas redes:

*Atividade indicada para crianças a partir dos 8 anos

Quem gosta de futebol provavelmente sabe o que é um icosaedro truncado. Esta estrutura poliédrica ficou famosa na Copa do Mundo de 1970, quando a organização do evento passou a utilizar uma bola formada por ‘gomos’, confeccionada com pentágonos e hexágonos.

Nesta atividade, você vai precisar de poucos itens para construir o seu icosaedro. Vamos a eles:

– Molde impresso em folha sulfite (disponível para download no rodapé do texto);
– Lápis colorido;
– Tesoura;
– Cola tipo bastão.

Para começar, após imprimir o molde, você vai precisar de um lápis colorido para pintar toda a parte frontal. Não se preocupe se a pintura ultrapassar as bordas.

 

Usando um lápis colorido de outra cor, pinte todo o verso do molde.

 

Com auxílio da tesoura, siga a linha indicada na parte frontal do molde que indica “Corte Fora”. Com bastante cuidado, recorte o hexágono indicado. Faça o mesmo para todos os hexágonos que tenham a indicação.

Agora, recorte em volta de todo o molde. Dobre todos os segmentos de retas (eles representarão as arestas do icosaedro). Faça vincos bem precisos dobrando tanto para frente quanto para trás.

Usando a cola bastão, cole um hexágono sobre outro que seja adjacente (vizinho) a ele e que foi separado pela tesoura.

ATENÇÃO!
No momento que você sobrepõe um hexágono sobre o outro, preste atenção no espaço (buraco) recortado. Ele irá formar um pentágono, mostrando que você está montando corretamente. Se no espaço formar um quadrado, significa que você está montando o icosaedro de forma incorreta.

Pronto! Você já pode brincar com seu Icosaedro Truncando!
Será que você sabe dizer quantas faces tem o seu icosaedro? Quantas são hexágonos? E quantas formam pentágonos? Já pensou em brincar equilibrando-os com o vento de um secador de cabelos? É bem divertido!

 

Clique aqui e faça o download da atividade!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X