*Atividade indicada para crianças de 4 e 5 anos
Os dedos foram, talvez, os primeiros instrumentos de contagem e de cálculo utilizados pelo homem. E embora hoje exista ferramentas como calculadora, celular e computadores, quantas não são as vezes em que nos valemos deste recurso para calcular um troco ou fazer uma conta rapidamente?
Pensando nisso, lançamos uma atividade para ser feita com crianças de 4 e 5 anos. Para iniciar a brincadeira, você vai precisar de:
– 4 folha de papel Sulfite;
– Canetinha hidrocor;
– Tesoura sem ponta;
– Cola.
Confira, agora, o passo a passo da atividade e divirta-se com a criançada!
- Apoie as mãozinhas das crianças no papel e contorne-as. São necessários dois pares de mãozinhas.
- Em seguida, recorte as quatro mãozinhas e cole em pares nas duas folhas restantes. Passe cola apenas nas palmas das mãos, deixando os dedinhos “soltos”. Está pronta a sua calculadora de dedinhos!
- O jogo é em dupla e cada jogador fica com uma folha de calculadora de dedinhos. As crianças sentam-se uma de frente para a outra, de modo que sua calculadora de dedinhos não seja vista pelo oponente.
- O objetivo é calcular a quantidade de dedinhos não dobrados a partir da informação do oponente. Decide-se quem começa o jogo. A primeira criança a jogar dobra certa quantidade de dedinhos em sua calculadora e faz uma pergunta ao oponente:
- O oponente usa a própria calculadora para “calcular” quantos dedinhos não foram dobrados. Se ela acertar, é a sua vez de desafiar o outro jogador. E assim o jogo segue. A primeira criança que acertar cinco respostas vence.
Para complementar a atividade, indicamos a leitura do artigo “A mão, nossa primeira calculadora“,
escrito pela diretora do Mathema, Katia Stocco Smole.
Gostei.
Atividade excelente! Gostei muito!
Segundo a Heloisa, foi uma atividade bem legal, pq ficou mais fácil fazer contas contando nos dedinhos.