A capacidade de resolver problemas e pensar criticamente são marcas essenciais da aprendizagem. Nossa equipe tem se dedicado a criar soluções que desenvolvam essas competências nos estudantes da educação básica. Esse trabalho é feito em constante diálogo com professores, órgãos públicos, escolas e organizações não governamentais. Levamos aos nossos parceiros uma resposta envolvente, cuidadosa, criativa e eficaz aos desafios da sala de aula.
Pesquisar e experienciar novos métodos de ensino-aprendizagem, assessorando instituições voltadas para a educação, formando professores, provendo publicações, materiais e recursos pedagógicos que contribuam para o processo educativo e a melhoria do ensino público e privado.
Desejamos que o nosso trabalho seja reconhecido pela excelência do conhecimento pedagógico que produz e pela diferença que promove nos resultados das instituições de ensino.
Inovação: A pesquisa está presente em nosso dia a dia. Por meio dela, buscamos novas oportunidades, conhecimentos e métodos pedagógicos que acompanhem as transformações do mundo contemporâneo. Valorizamos a inquietude em detrimento à acomodação frente ao já conquistado.
Confiabilidade: Comprometimento e paixão são sentimentos que definem nossa equipe. Fazemos com alegria e leveza tudo o que for necessário para honrar os compromissos assumidos, gerando em nossos parceiros a certeza de que realizaremos um trabalho de qualidade conforme o prazo definido.
Excelência: A determinação em realizar um trabalho de qualidade é uma das nossas marcas. A experiência na área, o gosto pela pesquisa e o engajamento com a melhoria conferem eficiência e novidade às soluções que propomos. Nossa conduta também é marcada pela dedicação e pela disciplina, resultando numa melhoria contínua das atividades.
Criatividade: Desenvolver propostas didáticas aplicáveis em diferentes realidades escolares é uma das nossas preocupações. Por isso, prezamos por soluções criativas que permitem levar um ensino inovador a qualquer sala de aula.
Proximidade: Professores e gestores escolares são nossos principais aliados no processo de transformação do ensino. Eles que relatam as dificuldades presentes na escola e, ao mesmo tempo, se apropriam do nosso trabalho de pesquisa. Por isso, buscamos estar sempre próximos de nossos parceiros.
Ética: Prezamos pela correção, pela verdade e pela transparência em nossas atividades, mantendo distantes os negócios não pautados pela lisura. Adotamos boas práticas para sermos um exemplo de nossa própria missão educadora.
Continuidade: O engajamento com a educação e o cuidado com os aspectos sociais que envolvem este tema fazem com que nossa gestão visualize horizontes mais amplos no tempo, adotando estratégias de atuação que garantam a continuidade de nossas atividades.
Navegue usando as setas!
O Mathema foi fundado em 1996 e, em seguida, iniciou uma parceria com 20 escolas da Rede Marista Brasil Centro Sul.
Neste ano, nossas diretoras Kátia Stocco Smole e Maria Inez Diniz ajudam a definir e a escrever os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs).
Realizamos uma formação com a rede de escolas da Prefeitura de Joinvile. O projeto ganhou repercussão depois que uma professora da rede foi premiada no concurso Professor Nota 10 da Abril.
Começamos o Projeto RSE, com a rede Salesiana de Escolas.
Realizamos a exposição "Nem mais, Nem menos: Qual é a da Matemática?" em parceria com o SESC SP de Santo Amaro.
Desenvolvemos o Projeto ACF, com a rede Franciscanas.
Inauguramos o setor editorial do Grupo Mathema com a publicação da Coleção Ciranda para Educação Infantil.
Aprovamos a coleção Mathemoteca pelo PNBE - Programa Nacional da Biblioteca na Escola - professor.
Reformulamos a nossa identidade visual e inauguramos um novo site.
Estivemos, mais uma vez, envolvidas na construção dos parâmetros de ensino, desta vez na mobilização em prol da Base Nacional Curricular Comum.
Além disso, neste ano lançamos seis títulos da Coleção Mathemoteca pela Penso Editora.
Realizamos a consulta "Eu ensino Matemática: a formação continuada que quero", que escutou professores de diferentes regiões do Brasil acerca de suas preferências na formação continuada.
Lançamos o Mathema Online – a primeira plataforma de formação continuada para professores que ensinam Matemática –, levando nossas formações a educadores de todos os cantos do país.
Também realizamos a proposição de um currículo alinhado à BNCC para o Ensino Médio das escolas de tempo integral da SEDUC do Amazonas.
Reeditamos o Ciranda, que ganhou nova identidade visual e teve seu conteúdo alinhado às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).