Mathema Mathema

Mathemoteca

O que é a Mathemoteca?


É um ambiente de aprendizagem, um laboratório de Matemática cujo objetivo é proporcionar ao aluno e professor do Ensino Fundamental dos anos iniciais o desenvolvimento de noções e conceitos matemáticos de forma significativa e lúdica, a partir de jogos e materiais manipulativos.
A Mathemoteca têm como princípio de que as crianças gostam e podem aprender matemática se ela for desafiadora que se aprende matemática investigando, levantando e checando hipóteses, dialogando, argumentando e justificando suas percepções e aprendizagens.

Quais os benefícios da Mathemoteca?


O projeto Mathemoteca estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais além de potencializar outras competências nos estudantes, tais como a autonomia, a investigação, o desenvolvimento do raciocínio, a resolução de problemas, a tomada de decisão, o trabalho cooperativo e o protagonismo.
A Mathemoteca traz em si o princípio da individualização da aprendizagem e pode contribuir fortemente para a aceleração da aprendizagem. Assim, é possível propor atividades nas quais os alunos trabalhem em pequenos grupos todos desenvolvendo a mesma atividade, mas também situações nas quais os grupos atuem em propostas diferentes em estações de trabalho. Alunos diferentes podem explorar propostas distintas em função de seu interesse ou da necessidade levantada pelo professor diante dos conhecimentos de cada um.

O que compõe a Mathemoteca?


A Mathemoteca parte da experiência prática para transformar o entendimento de conceitos e conteúdos, utilizando para isso:

Jogos

Os jogos na Mathemoteca tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio matemático e no processo de aprendizagem de noções e conceitos matemáticos.

Materiais manipulativos

Tangran, mosaico, geoplano, fichas sobrepostas, frações circulares, calculadora, sólidos geométricos, cartas especiais e ábaco para manipular, experimentar e resolver problemas.

Problemoteca

Um dos destaques é a coletânea exclusiva com mais de 160 problemas não convencionais que envolvem raciocínio lógico, conceitos de Geometria, Números e Operações, Grandezas e Medidas e Estatística organizada em uma “problemoteca”.

Caderno do professor

Traz toda orientação didática para uso de cada um dos recursos, organização da sala, materiais necessários, forma de aplicação, além da indicação dos objetivos e conteúdos matemáticos envolvidos em cada uma das atividades.

Fichas de alunos

Além do uso dos materiais manipulativos e dos jogos, os alunos utilizam fichas de trabalho para sistematizar informações ou registrar aprendizagens. Nas fichas também há regras de jogos e orientações de trabalho.

Formação de professores


Para além de todos os materiais e recursos o projeto conta a formação da equipe docente, organizada em 4 módulos de estudo, com a finalidade de orientar sobre como obter melhores resultados a partir do uso do Projeto da Mathemoteca em sala de aula.

Já fizeram Projetos Especiais com o Mathema:

Quero fazer um projeto especial com o Mathema

Deixe aqui os seus dados e, em breve, entraremos em contato.

    Educação infantilAnos iniciaisAnos finaisEnsino médio

    s
    X