Oficinas, grupos de estudo, palestras ou assessoria pedagógica? Você escolhe o formato e conteúdo mais adequado às necessidades de formação continuada de professores ou formadores da sua instituição!
Quero contratarMais de 20 anos de experiência em formação continuada
Equipe de mestres e doutores em Pedagogia e Matemática
Conteúdo atualizado de acordo com a BNCC
-Conhecimentos específicos de Matemática;
-Gestão da aula e da aprendizagem;
-Avaliação e planejamento;
-Vivência de estratégias; didáticas (homologia de processos);
-Reflexões sobre vivências em sala de aula.
O que ensinar aos alunos? Como ensinar? Como o aluno aprende? Ter a clareza dessas informações é fundamental para promover a aprendizagem de qualquer conteúdo em sala de aula. Por isso, em nossas oficinas, com carga horária de 4 horas, os professores experienciam diferentes vivências para o ensino do tópico escolhido, ampliando assim o seu repertório de práticas pedagógicas.
Como a criança aprende números? Quais os melhores recursos que podemos utilizar
nas aulas de Matemática para que os alunos possam aprender de forma eficiente? O
que é um ambiente aritmetizador? Quais são as intervenções mais adequadas e como
conduzi-las de maneira que os alunos possam construir conhecimentos? Essas e outras
perguntas serão respondidas ao longo desta oficina.
Esta oficina tem como objetivo mostrar a relação entre os diferentes campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Matemática, dando ênfase para: Corpo, Gestos e Movimento e Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. A relação desses campos será trabalhada com o brincar, os jogos e a aprendizagem de números. O brincar é o eixo estruturante dominante deste trabalho.
A área temática da Álgebra para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma das inovações instauradas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta oficina, vamos analisar o que constitui o pensamento algébrico, sua importância para a fase inicial da vida escolar, quais os conceitos nele envolvidos e como planejar aulas que contemplem as habilidades algébricas a serem construídas pelos alunos do 1º ao 5º ano.
Sabemos que a unidade temática de Geometria da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá maior ênfase à aprendizagem de conceitos relacionados à Geometria das Transformações. Por se tratar de uma outra abordagem para as figuras e suas propriedades, é importante que o professor conheça recursos facilitadores de aprendizagem. Nesta oficina, oportunizaremos momentos práticos que ampliem o repertório de trabalho do professor nessa perspectiva.
O objetivo desta oficina é repertoriar os professores de Educação Infantil, de forma teórica e prática, com uma diversidade de propostas de Resolução de Problemas voltadas para crianças pequenas.
Nesta oficina, propomos a vivência e a análise de alguns jogos diferenciados
como estratégia para aprendizagem das crianças pequenas em relação a conceitos e procedimentos matemáticos.
A criança vive inserida em um contexto social que se encarrega de emitir a ela muitas
informações que, em sua maioria, são geradas e percebidas pela exploração do
espaço ao seu redor.
Neste curso, abordaremos a competência espacial, que é a capacidade de o indivíduo
transformar objetos e orientar-se em meio a um mundo de objetos
no espaço. Ligadas a essa competência de ser, ler e estar no espaço, temos as
capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e
modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da
experiência visual mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.
Histórias infantis contribuem para que os alunos aprendam e façam matemática,
enquanto exploram lugares, características e acontecimentos descritos no texto, o que
permite que habilidades matemáticas e de linguagem se desenvolvam juntas.
A Álgebra é uma linguagem que permite aos alunos o domínio de leitura e escrita de
textos das Ciências, constituindo-se como parte importante do letramento matemático,
ferramenta essencial para os alunos continuarem aprendendo. Este módulo de estudos
inclui aspectos de reflexão a respeito da concepção de pré-álgebra e desenvolvimento
do pensamento algébrico, a construção do conceito de variável, das dificuldades dos
alunos para aprender Álgebra e significar essa linguagem e seus procedimentos, em
contexto histórico, por meio da resolução de problemas utilizando a linguagem nas
Ciências.
A Estatística é um campo de conhecimento dos mais abrangentes da Matemática, por meio da qual se faz a organização de dados relacionados a qualquer outra área do conhecimento. Gráficos e tabelas estão presentes em vários lugares de interesse, seja numa pesquisa científica, seja no nosso dia a dia, como nas redes sociais e nos meios de comunicação. Por sua abrangência e uso, este módulo traz aos professores do Ensino Fundamental repertórios diversos para engajar os alunos no estudo da Estatística, de modo a ampliar o olhar e a interpretação de mundo deles.
A Resolução de Problemas é uma forma de pensar e construir conhecimento lógico matemático e desenvolver habilidades que são importantes em qualquer área de conhecimento. Nesta oficina, trabalharemos com a perspectiva metodológica da
resolução de problemas e o papel das boas perguntas nas aulas de Matemática.
Nesta oficina, abordaremos a importância de o professor ensinar aos alunos diversas estratégias de leitura para favorecer a compreensão dos problemas matemáticos e a resolução das situações-problema propostas.
Ensinar Geometria é um desafio que podemos começar a resolver com esta
oficina, em que propomos que espaço e figuras geométricas planas se conectem à Arte para
aprimorar as aulas de Matemática e incitar a aprendizagem.
Nesta oficina, propomos uma reflexão teórica e prática sobre como são decididas, escolhidas ou criadas as situações de aprendizagem que levam em conta os conhecimentos que auxiliem os alunos de Ensino Fundamental na compreensão dos números fracionários e decimais. Os professores também terão acesso a vivências de práticas, de modo a contribuir para a ampliação de seu repertório de ações a serem desenvolvidas em sala de aula.
Nesta oficina, propomos a vivência e a análise de jogos diferenciados
como estratégia para aprendizagem de conceitos e procedimentos matemáticos
específicos.
Nesta oficina, temos como objetivo discutir conceitos lógico-matemáticos e repertoriar os professores com estratégias e recursos para o ensino das quatro operações. Eles terão maior acesso ao conhecimento matemático por trás dos algoritmos convencionais, de maneira que os alunos consigam pensar matematicamente antes de se apropriarem das técnicas operatórias por meio de estratégias e recursos que auxiliem essa compreensão.
A Resolução de Problemas é uma forma de pensar e construir conhecimento lógico-matemático e desenvolver habilidades que são importantes em qualquer área de conhecimento. Partindo do pressuposto de que problema não é só número, esta oficina trata da diversidade de problemas que podem ser trabalhados em sala de aula,
das habilidades de leitura requeridas, da formulação e resolução de problemas, com recursos e estratégias diversificadas.
Vivemos em um mundo de informações que muitas vezes são trazidas por meio de tabelas e gráficos. A coleta, organização, descrição e a elaboração de inferências com base nos dados coletados são importantes habilidades em uma sociedade baseada em tecnologia e comunicação.
O Módulo de Geometria Espacial tem dois objetivos principais. O primeiro deles é organizar os conteúdos essenciais da Geometria Plana para que sejam possíveis cálculos em figuras espaciais e o segundo é cuidar da construção do conceito de
volume. Parte do curso se concentrará na análise de questões solicitadas nas provas de avaliação externa no sentido de identificar o que o aluno precisa saber e organizar o ensino de modo a desenvolver as habilidades necessárias para a resolução desses
problemas.
Com 12 horas de duração, os nossos grupos de estudo proporcionam um aprofundamento teórico e prático do tema abordado. Além da apresentação de conceitos inovadores que poderão ser ensinados em sala de aula, os professores atualizarão seus conhecimentos acerca do planejamento de ações didáticas e do aprendizado dos alunos em determinada etapa de ensino. Diferentes vivências serão realizadas para ampliar o repertório de práticas pedagógicas da equipe.
A relação entre a Matemática para crianças de 3 a 5 anos e os campos de experiências propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são o foco
deste grupo. Será o momento de compreender o sentido dos campos de
experiências, sua relação com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, bem como de que modo eles permitem às crianças pequenas vivências, interação, expressão, ludicidade e apropriação de diferentes linguagens.
Campos de experiências:
- O eu, o outro e nós
- Corpo, gestos e movimento
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
A área temática da Álgebra para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma das inovações instituídas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste grupo de estudos, vamos analisar o que constitui o pensamento algébrico, sua importância para a fase inicial da vida escolar, quais os conceitos nele envolvidos e como planejar aulas que contemplem as habilidades algébricas a serem construídas pelos alunos do 1º ao 5º ano.
A Resolução de Problemas é uma forma de pensar e construir conhecimento lógico-matemático e desenvolver habilidades e competências que são importantes para o
desenvolvimento do letramento matemático. Partindo do pressuposto de que problema
não é só número, este módulo de estudos trata da diversidade de problemas que
podem ser trabalhados em sala de aula, as habilidades de leitura requeridas, a formulação e resolução de problemas, com recursos e estratégias diversificadas.
A Estatística é um campo de conhecimento dos mais abrangentes da
Matemática, porque por meio dela promovemos a organização de dados relacionados a qualquer outra
área do conhecimento. Justamente por essa importância, neste grupo de estudo, abordaremos como trabalhar a Estatística com os alunos, em sala de aula, e junto aos professores.
Este grupo de estudo tratará de ações a serem realizadas na escola junto aos professores para a implementação da BNCC de Matemática. Assuntos como habilidades,
competências, letramento matemático e planejamento farão parte das discussões.
Além de aspectos teóricos relacionados a esses temas, abordaremos práticas e ações a
serem realizadas com sua equipe para formação dos professores.
Neste grupo temos o objetivo de repertoriar os professores com teoria e práticas
de uma diversidade de propostas para as aulas de Matemática voltadas
para a Resolução de Problemas.
Aqui será propiciado o momento de vivência e análise de jogos diferenciados
como estratégia para aprendizagem de conceitos e procedimentos matemáticos.
A criança vive inserida em um contexto social que se encarrega de emitir a ela muitas
Informações, que, em sua maioria, são geradas e percebidas pela exploração do
espaço ao seu redor.
Neste grupo de estudo, abordaremos a competência espacial, que é a capacidade de o indivíduo transformar objetos e orientar-se em meio a um mundo de objetos no espaço. Ligadas a essa competência de ser, ler e estar no espaço, temos as capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.
Histórias infantis contribuem para que os alunos aprendam e façam matemática,
enquanto exploram lugares, características e acontecimentos descritos no texto, o que
permite que habilidades matemáticas e de linguagem se desenvolvam juntas.
A Álgebra é uma linguagem que permite aos alunos o domínio de leitura e escrita de
textos das Ciências, constituindo-se como parte importante do letramento matemático,
ferramenta essencial para os alunos continuarem aprendendo. Este módulo de estudos
inclui aspectos de reflexão a respeito da concepção de pré-álgebra e desenvolvimento
do pensamento algébrico, construção do conceito de variável, dificuldades dos
alunos para aprender álgebra e significar essa linguagem e seus procedimentos, em
contexto histórico, por meio da resolução de problemas utilizando a linguagem nas
Ciências.
A Estatística é um campo de conhecimento dos mais abrangentes da Matemática, por meio da qual se faz a organização de dados relacionados a qualquer outra área do conhecimento. Gráficos e tabelas estão presentes em vários lugares de interesse, seja numa pesquisa científica, seja no nosso dia a dia, como nas redes sociais e nos meios de comunicação. Por sua abrangência e uso, neste grupo de estudo abordaremos com os professores do Ensino Fundamental os diversos repertórios para engajar os alunos no estudo da Estatística, de modo a ampliar o olhar e a interpretação de mundo deles.
A Resolução de Problemas é uma forma de pensar e construir conhecimento lógico matemático e desenvolver habilidades que são importantes em qualquer área de conhecimento. Neste grupo de estudo trabalharemos com a perspectiva metodológica da
resolução de problemas e o papel das boas perguntas nas aulas de Matemática.
Analisaremos a importância de ensinar os alunos a lerem com compreensão nas aulas de Matemática e indicar algumas estratégias que possibilitem aprender Matemática a partir da leitura compreensiva, principalmente das situações-problema, com variadas estratégias de leitura.
Ensinar Geometria na escola é um desafio. Nossa proposta neste grupo de estudo é estimular nos professores a capacidade de conectar espaço e figuras geométricas planas à Arte de modo a potencializar as aulas de Matemática e favorecer aos alunos a aprendizagem desses conteúdos.
Como são decididas, escolhidas ou criadas as situações de aprendizagem que levam em conta os conhecimentos que auxiliem na compreensão dos números fracionários e decimais? Neste grupo de estudo, por meio da vivência de práticas, pretendemos contribuir com os professores para a ampliação de seu repertório de ações que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
Neste grupo de estudo, propomos a vivência e a análise de jogos diferenciados
como estratégia para aprendizagem de conceitos e procedimentos matemáticos
específicos.
Neste grupo os professores terão espaço para discutir conceitos lógico-matemáticos e adquirir repertório de estratégias e recursos para o ensino das quatro operações. Eles terão maior acesso ao conhecimento matemático por trás dos algoritmos convencionais e desse modo poderão favorecer que os alunos consigam pensar matematicamente antes de se apropriarem das técnicas operatórias por meio de estratégias e recursos que auxiliam essa compreensão.
A Resolução de Problemas é uma forma de pensar e construir conhecimento lógico-matemático e desenvolver habilidades que são importantes em qualquer área de
conhecimento. Partindo do pressuposto de que problema não é só número, este módulo
de estudos trata da diversidade de problemas que podem ser trabalhados em sala de aula,
das habilidades de leitura requeridas, formulação e resolução de problemas, com recursos e
estratégias diversificadas.
Vivemos em um mundo de informações que muitas vezes são trazidas por meio de tabelas e gráficos. A coleta, organização, descrição e a capacidade de fazer inferências com base nos dados coletados são habilidades importantes em uma sociedade baseada em tecnologia e comunicação.
O Módulo de Geometria Métrica tem dois objetivos principais: organizar os conteúdos essenciais da Geometria Plana para que sejam possíveis cálculos em figuras espaciais e cuidar da construção do conceito de volume. Parte do curso se concentrará na análise de questões solicitadas nas provas de avaliação externa no sentido de identificar o que o aluno precisa saber, bem como organizar o ensino de modo a desenvolver as habilidades necessárias para a resolução desses problemas.
A equipe do Mathema é referência no Brasil em ensino de Matemática na Educação Básica. Com uma longa e consistente trajetória dedicada à formação e pesquisa de metodologias que contribuem para o processo educativo, o nosso time pedagógico está preparado para levar ao seu evento uma palestra capaz de abrir os olhos do público para o que há de mais novo no mundo da educação no que se refere ao ensino de Matemática.
Palestrantes:
Katia Stocco Smole
Maria Ignez Diniz
Cristiane Chica
*Entre em contato para conhecer outras opções de temas.
Em quais tópicos matemáticos os seus professores desejam aprofundar os conhecimentos? Quais as necessidades formativas do seu corpo docente advindas das avaliações externas ou do desempenho dos alunos? Quais as demandas em função do novo currículo alinhado à BNCC? Com a assessoria pedagógica do Mathema, levantaremos todos esses pontos e criaremos um plano de formação personalizado para a sua equipe.
Por meio da assessoria pedagógica, sua equipe terá acesso, entre outras ações, a:
-avaliação diagnóstica;
-formação em pequenos grupos para trabalhar temas específicos;
-análise de planejamento e avaliação;
-observação de aula e feedback;
-acompanhamento sistemático da coordenação.
Entre em contato e conheça como o Mathema pode ser o parceiro ideal para transformar as aulas de Matemática na sua escola!
-Conhecimentos específicos de Matemática;
-Gestão da aula e da aprendizagem;
-Avaliação e planejamento;
-Vivência de estratégias; didáticas (homologia de processos);
-Reflexões sobre vivências em sala de aula.
Deixe aqui os seus dados e, em breve, entraremos em contato.
Faça aqui a sua sugestão temática! Muito obrigado.