Mathema Mathema
Visitante

Clique no botão ‘Entrar na Sala‘ acima ou clique em:
https://mathema.com.br/zoom/instalar

Voce será redirecionado á pagina de download do Zoom.

Após o download do arquivo, execute.

Aceite o pedido de confirmação de segurança do seu Windows.

E aguarde a finalização da instalação.

Após concluído a instalação a tela seguinte irá abrir. O seu aplicativo Zoom esta disponível para uso.

Caso ocorra algum problema neste processo ou o resultado foi diferente, favor entrar em contato com nosso Suporte Técnico para verificação. Ver informações de contato no final desta pagina.

O aplicativo do Zoom por padrão é instalado no idioma Inglês. Para traduzir a interface para o Português faça o seguinte:

Execute o Zoom, e encontre seu icone na barra de menu do Windows.

Clique com o botão direito do mouse e encontre a opção de troca de idioma.

O aplicativo irá reiniciar, agora todo em Português.

IMPORTANTE! O uso do navegador Google Chrome é altamente recomendado para este procedimento. O aplicativo do Zoom deve estar previamente instalado no seu equipamento, seguir o procedimento ‘INSTALAR O ZOOM’ nesta pagina.

O uso do Zoom para participação nas reunião é recomendado devido a estabilidade da conexão e facilidade da interface.

Para entrar na sala oficial do Mathema, clique no botão chamado ‘Entrar na Sala pelo Zoom‘ no inicio desta pagina.

Uma mensagem de confirmação será exibida, clique em ‘Abrir Zoom’

A janela do Zoom abrirá pedindo a confirmação de entrada na reunião quanto as configurações de vídeo.

Após a confirmação, aguarde finalizar a conexão.

Outra confirmação é exibida, agora para o áudio. É possível fazer um teste de som.

Parabéns! Você entrou na reunião e pode agora interagir com os demais participantes e com o Instrutor.

Para entrar na sala oficial do Mathema, clique no botão chamado ‘Entrar na Sala pelo Navegador‘ no inicio desta pagina.

Seu navegador abrirá na pagina do Zoom, pedindo seu nome para identificação na Sala.

Após é pedido a confirmação de áudio, clique no botão azul em destaque.

Parabéns! Você entrou na reunião e pode agora interagir com os demais participantes e com o Instrutor.

Para usar o recurso de Bate-papo (Chat) do Zoom, clique no botão ‘Bate-papo‘ dentro da janela da reunião do Zoom.

Do lado direito da janela do Zoom abre-se um quadrante de chat, exibindo o histórico de mensagens e o campo de texto para o envio de nova mensagem, podendo ser para todos na reunião ou de forma privada para um participante.


No menu ao lado do campo de texto é possível anexar aquivos de diversas fontes, que poderão ser baixados pelo destinatário da sua mensagem.

É possível enviar retornos e/ou feedbacks visuais para o Instrutor.

Clique no botão ‘Participantes’ no menu do Zoom, irá aparecer ao lado a lista de participantes da Sala onde esta inscrito, logo abaixo um conjunto de ícones podem ser acionados.

A qualquer momento ou por solicitação do Instrutor, você pode escolher qual ícone será mostrado para todos na Sala, será mostrado ao lado do seu nome na lista de participantes.

Outra forma de feedback são as reações. Clique no botão ‘Reações’ e escolha entre as opções abaixo. O ícone será exibido no canto da sua câmera.

Para usar o compartilhamento da tela de seu equipamento, clique no botão ‘Compartilhar tela‘.

Uma janela abrirá para a escolha de qual janela ou tela será compartilhada, com opção de compartilhamento do som do computador. Clique em ‘Compartilhar‘.

O compartilhamento inicia, a indicação de contorno Verde é a confirmação da área visível pelos participantes.

Para interromper clique no botão ‘Interromper Compartilhamento‘.

Para o uso correto da Webcam de seu equipamento por vezes é necessário acessar as configurações da camera. Clique na seta ao lado do botão ‘Interromper Video‘ ou ‘Iniciar Vídeo‘, as opções abaixo podem ser acionadas:

  • Escolher qual Webcam usar na reunião
  • Uso de Plano de Fundo Virtual (ver abaixo)
  • Interromper ou Inicial o uso da câmera.

A opção de Fundo Virtual ganha destaque, pois permite personalizar o fundo da imagem. Clique em ‘Selecione um Plano de Fundo Virtual‘ e escolha um plano de fundo ou inclua um de uma imagem de seu computador.

Para o uso correto do Áudio de seu equipamento por vezes é necessário acessar as configurações do microfone e caixa de som. Clique na seta ao lado do botão ‘Desative Som‘ ou ‘Ativar‘, as opções abaixo podem ser acionadas entre outras:

  • Escolher qual microfone usar.
  • Escolher qual alto-falante usar.
  • Testar alto-falante e microfone.
  • Desativar ou ativar o som compartilhado.

Instrutor

Encontre o aplicativo do Zoom entre os programas instalados no seu equipamento. Caso não tenha o aplicativo instalado seguir o procedimento ‘INSTALAR O ZOOM‘ nesta página.

Na tela inicial clique em ‘Efetuar login‘ para entrar com a conta oficial do Mathema.

Obs: Caso a interface estiver em Inglês siga o procedimento de ‘Tradução da Interface‘ contigo nesta pagina.

Insira o usuário e senha fornecido pela equipe Mathema.

A tela de entrada do Zoom irá aparecer.

Siga os demais procedimentos desta pagina para descobrir as principais funcionalidades.

Com o aplicativo do Zoom instalado no seu equipamento, inicialmente recomendamos configurar o comportamento da transmissão, esta configuração será feito somente uma vez.

Clique na setinha para baixo do botão ‘Nova Reunião’, depois na opção do ID do Zoom, e clique em ‘Configurações de PMI.

Na janela que abriu, voce pode deixar pré-configurado as seguintes opções entre outras:

  • Solicitar senha da reunião
    • Senha requerida para entrar na sala.
  • Habilitar sala de espera.
    • Visitantes aguardarão a aprovação do Organizador (Host) para a entrada na sala.
  • Gravar a reunião automaticamente.

Após clique em Salvar.

Para iniciar nova reunião clique no botão ‘Nova Reunião’.

No primeiro acesso irá aparecer a tela a seguir para confirmar a transmissão do áudio, clique no botão destacado em azul.

Pronto! A reunião deverá iniciar e estará pronta para a entrada dos visitantes.

Na tela do Zoom, durante a reunião, clique no botão de Enquete para inciar o envio de perguntas para os Visitantes.

Uma janela abrirá mostrando a ultima enquete usada ou solicitando a criação de uma.

As enquetes são criadas e podem ser encontradas na tela abaixo.


Após clicar em ‘Adicionar uma Pergunta‘ ou em ‘Editar‘ (se quiser incluir outra pergunta), o navegador abrirá o site do Zoom com o formulário abaixo, adicione quantas perguntas necessitar e salve.

Ao retornar para a janela do Zoom as perguntas criadas poderão ser encontradas em um menu. Neste caso somente uma foi criada e esta disponível para o uso. Clique em ‘Iniciar Enquete‘.

Na tela dos Visitantes uma janela irá aparecer sobrepostas às demais, solicitando uma resposta.

Conforme os Visitantes respondem, o Organizador (Host) acompanha em tempo real as estatísticas da pergunta, conforme abaixo.

O Organizador (host) pode gerenciar os participantes da reunião clicando no botão ‘Gerenciar Participantes‘.

Um quadrante se abrirá á direita da janela do Zoom, listando os participantes

Ao passar o mouse em um participante um menu fica aparente as seguintes ações entre outas:

  • Desativar o som
  • Iniciar Bate-papo com o participante
  • Tornar coanfitrião.
    • Delega permissões de gestão de participantes, moderação, etc..
  • Colocar em espera

Um recurso muito interessante é o envio publico de feedback em formato de ícones, que pode ser usado para rápida interação. Os ícones são exibidos ao lado do nome do participante. Veja as opções abaixo.

Abaixo no quadrante é possível alterar o comportamento da reunião de modo global, entre elas:

  • Desativar e ativar o som de todos

É possível criar Grupos (Salas) de participantes para interação exclusiva. Esses grupos funcionam de forma fechada e com tempo determinado, os participantes somente interagem com aqueles que estão no mesmo grupo enquanto o tempo não encerrar. Forma forma cria-se ambientes Paralelos do Principal.

Para ativar este recurso clique no botão ‘Salas Simultâneas‘.

Uma janela se abre perguntando quantas Salas (Grupos) serão abertas, e a forma de alocação de participantes nestas Salas, podendo ser automática e aleatória, ou manualmente pelo Organizador.

Após clicar em ‘Criar Salas‘, a seguinte janela se abre exibindo a distribuição de Salas programada. É possível ainda alterar a alocação de participantes e incremento de novas Salas.

No menu de ‘Opções‘, abaixo nesta janela, é possível controlar o comportamento das Salas, entre elas:

  • Mover todos os participantes para salas automaticamente
  • Permitir que participantes retornem para a Sala principal
  • Tempo de fechamento da Sala.
  • Contagem regressiva para o encerramento.

Ao clicar em ‘Abrir Todas as Salas‘ os ambientes são criados e os participantes verão suas telas mudarem, exibindo somente os incluídos na mesma Sala.

O Organizador ainda pode mover participantes para qualquer sala, redistribuindo os integrantes de cada Sala, incluindo podendo ingressar ele mesmo a uma dessas Salas para interação com os inscritos.

Quando o tempo se esgotar (se existir) um contador será exibido na tela dos participantes, e o Organizador pode a qualquer momento interromper as Salas e trazer todos os participantes de volta para a Sala principal.

Para gravar uma reunião é preferível deixar a opção de gravação automática ativada quando se inicia uma nova reunião.

Antes de se iniciar a reunião, entrar em ‘Configurações de PMI‘ e ative ‘Gravar reunião automaticamente‘, e marque ‘na nuvem‘ caso queira que esteja disponível online.

Logo no início da reunião é exibido a confirmação de gravação, podendo pausar e retomar a gravação.

Abaixo, no menu inferior, também é possível pausar e retomar a gravação.

IMPORTANTE! Antes de fechar a janela da reunião é necessário interromper a gravação para completar a captura do vídeo. Se isso não ocorrer é possível perder tudo o que foi gravado.

As gravações podem ser consultadas na tela inicial do Zoom, no botão ‘Reuniões‘.

Encontre seu evento, e clique em ‘Abrir‘.

Uma nova janela do navegador irá abrir com o acesso a captura do vídeo da reunião, exibindo os detalhes do arquivo e possibilidade de compartilhamento e download.

Em caso de dúvidas, entre em contato através dos canais:

E-mail: Envie um e-mail para suporte.online@mathema.com.br

Chat: Clicando aqui ou no botão de chat no canto do site.

Telefone: +55 11 5548-6912 ou +55 11 55676912

Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados), das 8h ás 17h.

X