Mathema Mathema

A importância da matemática para a vida dos estudantes

Por Escrito em: 03/05/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Ensinar matemática não é uma tarefa fácil porque muitos estudantes têm a ideia de que eles são “ruins em matemática” ou que “não usarão a matemática” quando forem mais velhos. Mas é importante mostrar o quanto eles podem, querem e usam a matemática todos os dias.

A matemática é importante para o sucesso na vida das pessoas. Ela está tudo à nossa volta. As habilidades de resolução de problemas obtidas ao aprender a matemática podem nos ajudar a resolver problemas em outras áreas da vida.

Embora muitos possam reclamar que a matemática é chata ou complicada, a verdade é que sem a matemática, o mundo em que vivemos se torna menos interessante.

Neste artigo, vamos mostrar a você a importância da matemática para a vida dos estudantes e como ela pode beneficiá-los ao longo dos anos. Acompanhe!

Qual a importância da matemática na vida dos estudantes?

Embora possa parecer que problemas matemáticos não têm utilidade real na vida, isso está longe da verdade! A matemática é extremamente importante em nossas vidas e, sem perceber, todos os dias usamos conceitos matemáticos, bem como as habilidades de resolução de problemas que desenvolvemos. As leis da matemática governam tudo ao nosso redor e, sem um bom entendimento delas, pode-se encontrar dificuldades significativas na vida.

Confira, a seguir, os benefícios da matemática para a vida dos estudantes.

Auxilia na carreira profissional

Embora as carreiras científicas envolvam matemática, elas não são as únicas a fazer isso. Até mesmo operar uma caixa registradora exige que se entenda matemática básica.

As pessoas que trabalham em uma fábrica, por exemplo, devem ser capazes de fazer alguns cálculos mentais para manter o controle das peças na linha de montagem e devem, em alguns casos, manipular o software de fabricação utilizando propriedades geométricas (como as dimensões de uma peça) para desenvolver seus produtos.

No final das contas, todo trabalho exige um certo conhecimento em matemática — afinal, a pessoa precisa saber interpretar seu contracheque e equilibrar seu orçamento, não é mesmo?

Desenvolve uma boa educação financeira

A matemática é muito útil para ensinar os estudantes a equilibrar seu orçamento, uma vez que eles precisam ter um bom entendimento de como garantir que seus custos sejam menores do que as suas receitas — e isso é importante aprender desde pequenos, ao administrar as suas mesadas.

Pessoas que entendem de matemática têm menos probabilidade de se endividar, pois elas sabem exatamente como usar o seu dinheiro.

Suas habilidades matemáticas não apenas o ajudarão a manter a sua vida financeira em dia, mas também ajudarão a cuidar da sua saúde mental, uma vez que não precisará se preocupar com o acúmulo de dívidas

Por exemplo, o conhecimento das porcentagens e como calculá-las rapidamente pode ajudar o estudante a economizar ao comprar em uma promoção.

Desenvolve habilidades para a resolução de problemas

A matemática nos ajuda a pensar analiticamente e a ter melhores habilidades de raciocínio. O pensamento analítico se refere à capacidade de pensar de maneira crítica sobre o mundo que nos rodeia. Já o raciocínio é nossa capacidade de pensar logicamente sobre uma situação.

Habilidades analíticas e de raciocínio são essenciais porque nos ajudam a resolver problemas e buscar soluções. Embora possa parecer rebuscado acreditar que resolver o problema de matemática pode ajudar a resolver um problema na vida real, as habilidades utilizadas para enquadrar o problema, identificar o que é conhecido e desconhecido e tomar medidas para resolvê-lo é uma estratégia muito importante e que pode se aplicar a outras questões da vida.

Beneficia o cérebro

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, crianças que sabem matemática conseguem recrutar certas regiões do cérebro de forma mais confiável e têm maior volume de massa cinzenta nessas regiões do que aquelas que têm pior desempenho na matéria.

As regiões do cérebro envolvidas em habilidades matemáticas superiores — em crianças de alto desempenho — foram associadas a várias tarefas cognitivas envolvendo atenção visual e tomada de decisão.

Embora a correlação possa não implicar em causalidade, este estudo indica que as mesmas regiões do cérebro que o ajudam a fazer o cálculo de matemática são recrutadas nos processos de tomada de decisão e atenção.

 

Percebeu a importância da matemática na vida dos estudantes? Por essa razão, investir na qualidade do ensino dessa matéria é fundamental para melhorar os resultados dos alunos e garantir a satisfação dos pais.

O Mathema pode ajudar você nessa missão! Com soluções educacionais inovadoras que tornam o ensino muito mais dinâmico, a nossa metodologia de ensino permite que as vivências em sala de aula sejam transformadoras.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça de perto os benefícios oferecidos pela nossa solução educacional!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X