Mathema Mathema

A importância da participação das famílias no contexto escolar

Por Escrito em: 17/11/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Um bom relacionamento entre família e escola é essencial para o bom desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Nesse sentido, estabelecer uma relação harmoniosa pautada no respeito mútuo fará toda a diferença, uma vez que tanto a escola quanto a família exercem papéis complementares na formação integral da criança.

Manter boas relações de cooperação e troca de experiências e conhecimentos, é indispensável para compreender mais detalhadamente a criança e pensar em estratégias para potencializar a sua aprendizagem e desenvolvimento.

Neste artigo, você terá acesso a informações valiosas que ajudarão a melhorar a interação com as famílias da sua escola. Vamos lá?

Como melhorar a interação com as famílias?

Uma interação saudável, colaborativa e respeitosa com as famílias reforça o sentimento de pertencimento das crianças com a escola, oferece mais segurança e, consequentemente, contribui para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Para melhorar a interação com as famílias é importante prever tempos e espaços para possibilitar o diálogo, a participação e a escuta das famílias e, inclusive, das crianças, a fim de garantir uma gestão mais democrática e eficaz na Educação Infantil.

Também é interessante prever momentos de formação dos pais, ou seja, explicar a eles a especificidade das práticas educativas desenvolvidas com as crianças, as quais são:

  • as interações;
  • as brincadeiras;
  • os vínculos afetivos;
  • a proposta pedagógica da escola;
  • as características de cada faixa etária;
  • as necessidades de cada criança etc.

Além disso, é de suma importância orientar as famílias sobre a necessidade de se fornecer aos professores informações relevantes e fidedignas sobre a criança, principalmente no que refere-se à sua saúde, como por exemplo, alergias a determinados alimentos.

Por fim, vale destacar que o planejamento de encontros com as famílias é fundamental para aproximá-las da escola. Sendo assim, sempre esteja disponível para ouvir e atender, quando cabível, solicitações, sugestões e reclamações das famílias.

As famílias e o Programa Ciranda

Quando os pais participam ativamente da vida escolar de seus filhos, eles demonstram estar interessados no processo em que as crianças estão inseridas. Com isso, elas se sentem apoiadas, acolhidas e mais seguras para seguir no desenvolvimento educacional.

O Ciranda oferece às famílias um informativo bimestral, o qual aborda os pilares do Programa e dá dicas de como colaborar com a escola no ambiente familiar.

No Ciranda, apresentamos o brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, assim como prevê a BNCC.

 

O Ciranda é um programa completo que ajudará a sua escola a levar a qualidade do ensino na Educação Infantil a um outro patamar, diferenciando-se das metodologias tradicionais que trazem poucos resultados para a aprendizagem das crianças. No Ciranda, elas aprendem brincando sem deixar de cumprir todas as exigências da BNCC.

 

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre esse programa de última geração!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X