Mathema Mathema

Como tornar as aulas mais interessantes?

Por Escrito em: 06/07/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Saber como tornar a aula mais interessante é de suma importância para fazer com que o aprendizado seja mais efetivo, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas previstas pela BNCC, tornando o aprendizado mais divertido e produtivo.

Você, como profissional da educação, sabe que manter as crianças concentradas não é uma tarefa muito simples. Por essa razão, é essencial que as aulas sejam mais interativas, a fim de engajá-los com o conteúdo ministrado e fazer com que foquem no que realmente importa.

Precisa de ajuda para tornar as aulas mais interessantes e potentes na sua escola? Então, leia este artigo até o final porque ele vai ajudar você a melhorar a experiência das crianças dentro — e fora — da sala de aula. Acompanhe!

Faça trabalhos em grupos

A interação social é muito importante para o desenvolvimento de habilidades e competências previstas para cada etapa da vida escolar das crianças. É na escola que a criança tem mais oportunidade de exercitar o convívio em sociedade e tem mais possibilidade de trocas emocionais e culturais.

Levando isso em consideração, os trabalhos em grupos se tornam indispensáveis para tornar a aula mais interessante, uma vez que ele estimula o aprendizado e a coletividade. Além disso, ele possibilita:

  • a melhora da capacidade de debater ideias;
  • o desenvolvimento da habilidade de escuta;
  • o respeito à diversidade de opiniões;
  • a construção do conhecimento em conjunto, por meio de diferentes perspectivas;
  • a ajuda mútua entre os membros da equipe;
  • o aprendizado interativo;
  • a divisão de tarefas etc.

Relacione as aulas com as experiências de vida das crianças

Uma aula potente e engajadora precisa abordar assuntos relacionados ao dia a dia da criança. Nesse sentido, é importante que o professor conheça sua rotina e crie situações que mesclem com as vivências oportunizadas em sala de aula e em todos os ambientes escolares.

Quando o assunto está associado com algo comum na vida das crianças, fica mais fácil de incentivar a sua participação, a inserção nas diversas práticas sociais sem nenhuma discriminação. Além disso, o desenvolvimento de sua identidade e expansão das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento e à ética também é beneficiado.

Explore outros ambientes da escola

incentive a participação das crianças, essa ação permite que elas sintam-se incluídas no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma aproximação maior com seu grupo e professores: vocês podem plantar árvores, explorar a quadra de esportes, usar o laboratório, enfim, com criatividade fica muito mais fácil motivar os estudantes a aprenderem e desenvolverem suas habilidades.

Incentive a participação das crianças

Quando a criança é incentivada a participar da aula a interatividade acontece de maneira natural, sem precisar obrigá-la a fazer nada. Essa ação permite que as crianças sintam-se incluídas no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma aproximação maior com seu grupo e professores.

Lembre-se de considerar a faixa etária e as preferências das crianças. Assim, ficará mais fácil de elaborar uma aula interessante para a turma, aumentando o engajamento do grupo.

Implemente as metodologias ativas

As metodologias ativas referem-se às atividades que colocam a criança como personagem principal do processo de aprendizado, ou seja, ela deixa de apenas receber informações e participa intensamente das experiências para potencializar e adquirir novos conhecimentos.

O objetivo principal desse modelo de ensino é incentivar as crianças a se desenvolverem de maneira autônoma e participativa.

Assim, é possível proporcionar mais interatividade na sala de aula da sua instituição, pois, com essa prática, as crianças vão se sentir mais interessadas em seu próprio aprendizado.

 

Por fim, podemos afirmar que uma escola que sabe como tornar a aula mais interessante e aposta em experiências mais dinâmicas promove uma maior integração da criança com a sua vida escolar e ajuda a desenvolver o papel dela na sociedade como um todo.

 

Quer acompanhar os nossos conteúdos e novidades? Então siga-nos nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X