Maria Ignez Diniz
Diretora do Grupo Mathema
– Professor, onde está o seu planejamento?
– Aqui, senhora coordenadora, eu já o deixei prontinho ao final do ano, também eram só duas folhas: os objetivos gerais, a lista de conteúdos, os textos didáticos de apoio e o critério de avaliação. Quase iguais aos do ano passado!
– Professor, onde está o seu planejamento?
– Ichi, não consegui terminá-lo, tenho apenas as linhas gerais escritas. Ainda estou analisando informações do ano passado, quero incluir alguns dos materiais que a escola acaba de comprar, rever a lista de conteúdos e melhorar a forma de avaliar os alunos. Sabe, andei estudando e lendo nas férias! Preciso de tempo para entregar o papel para a secretária, mas o trabalho do primeiro bimestre está planejado!
Quando analisamos todas as dimensões envolvidas no planejamento do professor, as duas situações anteriores me ocorreram. Entre a dura realidade da primeira e a quase demissão do segundo professor, ficou claro que, apesar do planejamento no modelo atual ser a forma da coordenação e da escola “acompanharem” o trabalho do professor, o plano, não deixa de ser o primeiro espaço de avaliação do ensino.Assim, o planejamento pode ser visto como instrumento para avaliar o processo de ensinar. Quando o professor se questiona sobre: o que quero fazer? Como? O que fiz? Quais resultados tenho? O que retomar, avançar, eliminar?
Ao responder a estas questões, o plano torna-se o guia do caminhar do ensino.
Dessa forma, o planejamento em si é um indicador do trabalho do professor,instrumento de avaliação do ensino. É uma ferramenta importante para que coordenadores e a escola possam acompanhar o ensino e intervir sempre que necessário.
Por outro lado, o plano contém a avaliação do aluno. Ao planejar, o professor estabelece metas, que indicam o que ele espera dos alunos e de que forma serão obtidas as informações para averiguar se eles atingiram o previsto.
O plano pode assumir uma grande variedade de formas, as metas e ações podem ser convencionais ou não.Contudo, a avaliação está lá, mesmo quando não estiver explícita em palavras ou texto. A avaliação do aluno e do trabalho do professor estão imbricadas no planejamento, seja ele qual for e seja ela qual for.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
O Planejamento do professor é seu caminho inicial, podendo ser transformado no decorrer da caminhada. Mas devemos ter uma meta a ser alcançada. Claro que cada aluno dependendo da sua habilidade e competência vai fazer seu caminho. Nosso planejamento é cuidar esses caminhos e levar todos a mesma chegada. Sem o Planejamento e conhecimento de nossos alunos não conseguimos desenvolver um bom trabalho.
Penso que o planejamento do professor é fundamental para obter bons resultados, para ter uma sequência em suas atividades pedagógicas.
As colocações de ambos os profissionais são de pessoas que não se dispuseram em fazer um planejamento de acordo com a realidade da turma. Um veio com algo do ano anterior, o que possivelmente não tem nada a ver com a turma atual. O outro traçou apenas algumas diretrizes, mas que não estão completas. Penso que o planejamento do professor é fundamental para obter bons resultados, para ter uma sequência em suas atividades pedagógicas.
O professor está sobrecarregado, porém o planejamento é essencial para execução da aula e das atividades propostas.
O planejamento é essencial para o desenrolar e efetivar a aula.
Planejar é traçar metas, objetivos, avaliação e embasasr o desempenho da aula ,
O texto é relevante pois mostra a necessidade do planejamento para um bom desempenho e desenvolvimento da aula na prática.
Planejamento é norteador do trabalho de um profissional, independentemente de qual ramo estamos falando. E mudanças de trajetória sempre são necessárias para um universo educacional dinâmico e produtivo. Ou seja, cada vez mais a escola tem que ser interativa e interdisciplinar.
O planejamento é uma ferramenta muito importante e deve estar em constante adaptações para que auxilie o professor e para que os alunos também atinjam seus objetivos.
Essas informações são muito importantes para nós professores porque o nosso planejamento é o nosso guia e através dele que vamos desenvolver todas as nossas atividades.
O planejamento é um instrumento de suma importância, pois sendo preparado e organizado consegue desenvolver melhor as atividades que serão propostas pelo professor e sempre de acordo com a realidade dos alunos naquele momento.
O planejamento é um instrumento de suma importância, pois sendo preparado e organizado consegue desenvolver melhor as atividades que serão propostas pelo professor e sempre de acordo com a realidade dos alunos naquele momento.
Planejar é a alma de uma aula bem trabalhada, pois ao planejar uma aula , o professor buscar vários meios para ajudar os alunos a aprender, além de dignificar o papel do professor.
Avaliação abre muitos caminhos e maneiras de ver como o professor pode continuar sua metas e o que vai ter que alterar no seu planejamento. O texto e muito bom…
Planejar é entrar em sintonia com o outro, é trocar experiências e ampliar o modo de comunicar e vivenciar a educação. Precisamos sempre atualizar as nossas práticas e no planejamento percebemos a nossa capacidade de poder inovar e criar novos caminhos.
muito interessante