Mathema Mathema

Brincadeiras educativas para crianças até 2 anos

Por Escrito em: 27/08/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]


Promover a brincadeira, dar afeto, interagir e se comunicar com o bebê ou a criança é uma das melhores maneiras de incentivar o desenvolvimento infantil. O brincar é uma importante forma de comunicação. Ele facilita o processo de aprendizagem, uma vez que permite a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo uma relação estreita entre a brincadeira e o ensino.

Os aprendizados que as crianças alcançam durante as brincadeiras estão ligados à lógica, à criatividade, às relações interpessoais e ao comportamento — características muito importantes, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o escolar.

A seguir, separamos 7 brincadeiras educativas para crianças de até 2 anos. Acompanhe!

1. Caretas em frente ao espelho

Aproximadamente aos 3 ou 4 meses, o bebê começa a reconhecer o rosto de quem está próximo. Nesse momento, fazer caretas em frente ao espelho pode ser uma brincadeira muito divertida e importante para o seu desenvolvimento. Veja como brincar:

  • coloque o bebê na frente do espelho, a uma curta distância;
  • inicie com movimento simples, como franzir o nariz;
  • repita várias vezes — a repetição é uma fórmula essencial para a formação de conexões neurais e acompanhará o bebê por muitos anos.

2. Prendedores de roupas

A proposta dessa brincadeira é fazer com que o bebê coloque e retire os prendedores de roupa do pote ou balde. O objetivo é observar como o bebê aceitará e desenvolverá a brincadeira. Você pode até ajudar, caso ele tenha alguma dificuldade, porém, é importante incentivar a repetição das ações até que ele faça o mesmo que você. Veja como brincar:

  • inicie colocando alguns pregadores fixados na lateral da vasilha;
  • coloque mais alguns pregadores dentro da vasilha;
  • o trabalho do bebê será retirar e colocar os pregadores.

3. Sombras na parede

Ajuste a iluminação do ambiente e deixe a criatividade comandar a brincadeira. Veja como brincar:

  • feche a cortina e/ou a janela e desligue a luz, deixando a porta um pouco aberta para evitar que a criança se assuste com a escuridão total;
  • utilize uma lanterna;
  • ligue a lanterna e estimule a criança a seguir com o olhar, a luz exposta.

 

O objetivo é despertar o interesse do bebê nas descobertas como causa e efeito. Para isso, você poderá acender e apagar a lanterna, a fim de incentivar a percepção quando tudo ficar escuro e, depois, claro de novo.

4. Pescar tampinhas de garrafa pet da bacia com água

Nessa brincadeira é possível desenvolver a percepção visual e coordenação mão-olho. Você vai precisar de uma bacia, tampinhas de garrafa pet e uma peneira (que será utilizada como vara de pescar). Veja como a brincadeira acontece:

  • encha a bacia com um pouco de água;
  • coloque as tampinhas de garrafa pet na água, de uma forma que fiquem espalhadas por toda a bacia;
  • dê para o bebê a peneira e estimule-o a pescar as tampinhas, utilizando este utensílio.

5. Cesto dos Tesouros

Essa é uma brincadeira exploratória, de descobertas, capaz de aguçar a curiosidade do bebê. Você vai precisar de um cesto que reúna 5 a 10 objetos de uso cotidiano para apresentar ao bebê diferentes formas, cores, sons e texturas,a fim de promover a estimulação dos sentidos da criança. Veja como brincar:

  • coloque o bebê sentado próximo do cesto;
  • no cesto, coloque diferentes tipos de objetos da casa, que sejam seguros para o bebê;
  • apresente o cesto e deixe-o explorar cada objeto.

6. Garrafas sensoriais

Essa brincadeira é muito interessante, tendo em vista que ela desenvolve a atenção e concentração. Você só precisa reunir garrafas plásticas vazias e materiais de diferentes naturezas que possam rechear essas garrafas. Use o que você tiver em casa. Dê preferências a materiais coloridos, como papel rasgado, tecido ou tampinhas. Veja como brincar:

  • encha as garrafas com esses materiais, cada uma com um material diferente, para obter diferentes resultados;
  • você pode ou não colocar água, para os objetos flutuarem. Feche muito bem a garrafa, para não vazar;
  • apresente para o bebê como um brinquedo novo para ele descobrir.

7. Brinquedo com caixa de ovo

Para essa brincadeira, você precisa furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis nela. O objetivo aqui é desenvolver a coordenação motora fina. Veja como brincar:

  • pegue um objeto perfurante (pode ser uma chave de fenda ou tesoura);
  • fure a caixa de ovo;
  • dê as hastes flexíveis para a criança começar a brincar.

 

Mas atenção: essa brincadeira deve ser supervisionada por um adulto, já que as hastes podem ser atrativas para as crianças e colocadas em lugares perigosos, como olhos e boca.

 

Gostou de conhecer alguns jogos e brincadeiras educativas para crianças de até 2 anos? Brincadeiras são essenciais para desenvolver uma infância rica e feliz. Portanto, vale a pena investir tempo nessas brincadeiras para estimular o desenvolvimento das crianças.

 

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e nos ajude a disseminar essas ideias tão importantes!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X