Você sabe como captar e fidelizar alunos? Esse é um dos grandes desafios dos gestores e, por isso, você precisa entender o que deve ser feito para evitar esse problema e garantir a satisfação dos estudantes da sua instituição.
Colocar em prática estratégias eficazes é essencial para que o número de matrículas seja suficiente para não causar prejuízos à escola. Além disso, a fidelização é importante para que a instituição possa ser indicada pelos pais a outros responsáveis que estão em busca de um ensino de qualidade para os seus filhos.
Neste artigo ajudaremos você a melhorar a captação e fidelização de alunos para que a sua escola cresça de maneira sustentável. Acompanhe!
É importante oferecer aos pais e estudantes um suporte eficiente na comunicação da escola com o objetivo de aproximá-los e estar à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas.
Uma ideia interessante é criar perfis nas redes sociais, como Instagram e Facebook, e postar periodicamente conteúdos relacionados à instituição e os principais questionamentos que surgem no dia a dia da escola.
Assim, além de auxiliar na captação dos estudantes, você tem a oportunidade de melhorar o relacionamento com eles e seus responsáveis. Lembre-se de que todo o material produzido vai projetar o nome da escola, gerando maior reconhecimento para a sua marca.
A metodologia de ensino diz muito sobre a qualidade da escola. Nesse sentido, é importante contar com métodos mais eficazes para estimular a aprendizagem e, com isso, melhorar o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula.
Os métodos de ensino tradicionais já se mostraram pouco eficientes, por isso, é necessário buscar conhecimentos inovadores e preparar seu corpo docente para oferecer uma experiência diferenciada às crianças e aos maiores estudantes.
Metodologias que estimulam a criatividade tornam o conhecimento muito mais atrativo— e isso será facilmente percebido pelos pais, os quais se sentirão cada vez mais satisfeitos com o ensino da sua escola.
Métodos de aprendizagem de qualidade, agilidade nos serviços prestados, professores qualificados, ótima infraestrutura e profissionais experientes são fundamentais para garantir a satisfação dos pais e estudantes.
Além disso, você pode adotar outras estratégias para melhorar a experiência deles em sua instituição de ensino, como:
O comportamento do consumidor mudou, ou seja, antes de realizar qualquer compra, a primeira coisa que eles fazem é pesquisar na internet — e quando o assunto é a escola dos filhos, isso não é diferente.
Sendo assim, sua instituição precisa estar presente no ambiente online. Para isso, é importante investir em estratégias de marketing digital, as quais conseguem segmentar melhor o seu público e direcionar os anúncios para quem realmente tem interesse nos seus serviços.
Existem várias ferramentas que você pode utilizar nesse momento, tais como:
Se você não souber como colocar essas estratégias em prática, avalie a possibilidade de terceirizar esse serviço para um profissional experiente na área.
As atividades extracurriculares são muito valorizadas tanto pelos pais quanto pelos estudantes. É um ótimo diferencial oferecer ocupações fora do horário de aula. Sendo assim, analise com os profissionais da sua escola a possibilidade de oferecer:
Essas atividades motivam os estudantes a se dedicar mais nos estudos e atraem a atenção dos pais, os quais estão interessados no bom desenvolvimento educacional do seu filho.
Quando os pais participam da escola, eles conseguem enxergar os benefícios dos seus filhos estudarem nela. Essa é uma das melhores maneiras de conquistar a sua fidelização. Por meio de eventos, por exemplo, você pode permitir que os responsáveis pelos estudantes conheçam as metodologias utilizadas na sua instituição para que seja possível estreitar o relacionamento entre pais e escola.
Essa é uma estratégia que também pode ser usada para a captação de novos estudantes. No momento da matrícula, tome algumas atitudes para cativar os pais, como:
Agora você já sabe como captar e fidelizar alunos na sua escola! Colocar essas dicas em prática é fundamental para destacar a sua instituição de ensino dos concorrentes. Aposte em metodologias inovadoras e faça com que as crianças e maiores estudantes tenham prazer em aprender.
Além disso, é muito importante nesse período crítico, onde a sala de aula está dentro da casa das famílias, tornar transparente aos pais que a escola também possui um protocolo estratégico de natureza pedagógica implementado e bem articulado que garanta a aprendizagem dos estudantes nesse processo de distanciamento social.
Pensando nisso, o Mathema desenvolveu o PEP, uma solução pedagógica protocolar que visa assessorar a escola na análise curricular, nos dados e resultados de avaliação diagnóstica na curadoria de conteúdos, recursos e materiais para garantir intervenções e acompanhamento a todos os estudantes e formação dos professores.
É essencial que a escola implemente e divulgue o seu protocolo pedagógico estratégico com todas ações articuladas e coerentes e que fiquem evidentes aos olhos dos pais e de toda comunidade educativa o compromisso com a aprendizagem de todos os estudantes.
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