Mathema Mathema

Como captar e fidelizar alunos em meio à pandemia

Por Escrito em: 15/04/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Você sabe como captar e fidelizar alunos? Esse é um dos grandes desafios dos gestores e, por isso, você precisa entender o que deve ser feito para evitar esse problema e garantir a satisfação dos estudantes da sua instituição.

Colocar em prática estratégias eficazes é essencial para que o número de matrículas seja suficiente para não causar prejuízos à escola. Além disso, a fidelização é importante para que a instituição possa ser indicada pelos pais a outros responsáveis que estão em busca de um ensino de qualidade para os seus filhos.

Neste artigo ajudaremos você a melhorar a captação e fidelização de alunos para que a sua escola cresça de maneira sustentável. Acompanhe!

Conte com canais de comunicação eficientes

É importante oferecer aos pais e estudantes um suporte eficiente na comunicação da escola com o objetivo de aproximá-los e estar à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas.

Uma ideia interessante é criar perfis nas redes sociais, como Instagram e Facebook, e postar periodicamente conteúdos relacionados à instituição e os principais questionamentos que surgem no dia a dia da escola.

Assim, além de auxiliar na captação dos estudantes, você tem a oportunidade de melhorar o relacionamento com eles e seus responsáveis. Lembre-se de que todo o material produzido vai projetar o nome da escola, gerando maior reconhecimento para a sua marca.

Invista em metodologias de ensino que estimulem o conhecimento

A metodologia de ensino diz muito sobre a qualidade da escola. Nesse sentido, é importante contar com métodos mais eficazes para estimular a aprendizagem e, com isso, melhorar o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula.

Os métodos de ensino tradicionais já se mostraram pouco eficientes, por isso, é necessário buscar conhecimentos inovadores e preparar seu corpo docente para oferecer uma experiência diferenciada às crianças e aos maiores estudantes.

Metodologias que estimulam a criatividade tornam o conhecimento muito mais atrativo— e isso será facilmente percebido pelos pais, os quais se sentirão cada vez mais satisfeitos com o ensino da sua escola.

Priorize a satisfação dos pais e estudantes

Métodos de aprendizagem de qualidade, agilidade nos serviços prestados, professores qualificados, ótima infraestrutura e profissionais experientes são fundamentais para garantir a satisfação dos pais e estudantes.

Além disso, você pode adotar outras estratégias para melhorar a experiência deles em sua instituição de ensino, como:

  • aplicar questionários de satisfação: a cada trimestre, junto com os boletins escolares, você pode enviar um pequeno roteiro de perguntas para medir os resultados das ações tomadas pela escola;
  • ouvir os estudantes: eles exercem grande influência na família e, ao se encantar pela escola, podem fazer essa escolha para o próximo ano;
  • avaliar os resultados e corrigir os erros: leve em consideração todas as observações feitas pelos pais e estudantes e analise quais falhas precisam ser corrigidas para melhorar os resultados da escola.

Invista em estratégias de marketing digital

O comportamento do consumidor mudou, ou seja, antes de realizar qualquer compra, a primeira coisa que eles fazem é pesquisar na internet — e quando o assunto é a escola dos filhos, isso não é diferente.

Sendo assim, sua instituição precisa estar presente no ambiente online. Para isso, é importante investir em estratégias de marketing digital, as quais conseguem segmentar melhor o seu público e direcionar os anúncios para quem realmente tem interesse nos seus serviços.

Existem várias ferramentas que você pode utilizar nesse momento, tais como:

  • e-mail marketing;
  • anúncios pagos;
  • marketing de conteúdo;
  • mídias sociais, entre outros.

Se você não souber como colocar essas estratégias em prática, avalie a possibilidade de terceirizar esse serviço para um profissional experiente na área.

Ofereça atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são muito valorizadas tanto pelos pais quanto pelos estudantes. É um ótimo diferencial oferecer ocupações fora do horário de aula. Sendo assim, analise com os profissionais da sua escola a possibilidade de oferecer:

  • esportes;
  • teatro;
  • música;
  • dança;
  • aulas de idiomas, entre outros.

Essas atividades motivam os estudantes a se dedicar mais nos estudos e atraem a atenção dos pais, os quais estão interessados no bom desenvolvimento educacional do seu filho.

Chame a família para dentro da escola

Quando os pais participam da escola, eles conseguem enxergar os benefícios dos seus filhos estudarem nela. Essa é uma das melhores maneiras de conquistar a sua fidelização. Por meio de eventos, por exemplo, você pode permitir que os responsáveis pelos estudantes conheçam as metodologias utilizadas na sua instituição para que seja possível estreitar o relacionamento entre pais e escola.

Essa é uma estratégia que também pode ser usada para a captação de novos estudantes. No momento da matrícula, tome algumas atitudes para cativar os pais, como:

  • convidá-los para entrar e conhecer as salas de aula e demais dependências da escola;
  • mostrar o material didático para que eles possam conhecê-lo;
  • apresentar as melhorias que serão feitas na estrutura da instituição etc.

Agora você já sabe como captar e fidelizar alunos na sua escola! Colocar essas dicas em prática é fundamental para destacar a sua instituição de ensino dos concorrentes. Aposte em metodologias inovadoras e faça com que as crianças e maiores estudantes tenham prazer em aprender.

Além disso, é muito importante nesse período crítico, onde a sala de aula está dentro da casa das famílias, tornar transparente aos pais que a escola também possui um protocolo estratégico de natureza pedagógica implementado e bem articulado que garanta a aprendizagem dos estudantes nesse processo de distanciamento social.

Pensando nisso, o Mathema desenvolveu o PEP, uma solução pedagógica protocolar que visa assessorar a escola na análise curricular, nos dados e resultados de avaliação diagnóstica na curadoria de conteúdos, recursos e materiais para garantir intervenções e acompanhamento a todos os estudantes e formação dos professores.

É essencial que a escola implemente e divulgue o seu protocolo pedagógico estratégico com todas ações articuladas e coerentes e que fiquem evidentes aos olhos dos pais e de toda comunidade educativa o compromisso com a aprendizagem de todos os estudantes.

 

Para ter acesso a mais conteúdos relevantes como este, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X