Mathema Mathema
Qual a importância da Escola de Educação Infantil na vida das crianças?

A importância da Educação Infantil na vida das crianças

Por Escrito em: 28/06/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Você sabia que uma boa escola de educação infantil é uma das primeiras experiências das crianças fora do ambiente familiar? É por isso que essa fase da vida é tão importante, uma vez que é nesse momento que as crianças começam a socializar, aprendem a dividir e fazem amizades.

Quem é que não tem um amigo de infância, que dividia os lanches todos os dias na hora do recreio? Essa é apenas uma das muitas lembranças que você tem da sua época de Educação Infantil — e que fase gostosa era aquela, não é mesmo?

Neste artigo vamos explicar a você qual a importância da educação na vida das crianças e como ela influencia positivamente no dia a dia dos pequenos. Vamos lá?

Qual a importância da Escola de Educação Infantil na vida das crianças?

A Escola de Educação Infantil é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida.

O brincar é o espaço privilegiado para o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. Enquanto brincam, as crianças não apenas reproduzem a cultura adulta, mas também criam sua própria cultura.

Na educação infantil, a sala de aula se torna um ambiente mágico, com cores, personagens, brinquedos e muitos elementos que atraem a criança e a fazem sentir satisfação por estar ali.

A seguir, destacamos os benefícios da Educação Infantil na vida de uma criança. Confira!

Desenvolvimento da autoestima

Este é um dos objetivos mais importantes da Educação Infantil. Esse é o processo de ajudar o pequeno a se sentir bem com relação a quem ele é e confiante em sua capacidade de aprender e desenvolver.

Aprender sobre cooperação

A capacidade de trabalhar, aprender e se relacionar bem com os outros é fundamental para o sucesso profissional e pessoal de qualquer indivíduo. Na Educação Infantil, a criança terá a oportunidade de compartilhar e ouvir os outros — todas essas habilidades de aprendizagem social e emocional serão usadas por ela durante os anos escolares e depois.

Desperta a curiosidade

A maioria das crianças é curiosa por natureza. A Educação Infantil, por sua vez, ajuda a despertar e direcionar essa a curiosidade, desenvolvendo um interesse maior do estudante pelo aprendizado.

Aprender a fazer escolhas

A Educação Infantil ajuda as crianças a fazerem escolhas. Como os pais não estarão disponíveis na escola para orientá-los, elas precisam aprender a tomar suas decisões sozinhas — com a ajuda dos professores, é claro.

À medida que as crianças começam a tomar decisões lentamente, elas serão capazes de enfrentar o mundo real de uma forma eficaz, desenvolvendo, assim, uma postura segura diante dos desafios da vida.

Desenvolver a comunicação e outras habilidades

Como dito, é na Educação Infantil que as crianças encontram outras crianças, que não pertencem ao seu círculo familiar e de amigos. Isso ajuda elas a aprender a se comunicar com outras pessoas de maneira eficiente.

Como haverá muitas crianças vindas de diferentes lugares e com diferentes experiências, elas terão contato com diferentes formas de comunicação e novas habilidades.

Como é importante que todas as crianças entendam e administrem de maneira eficaz as situações no mundo real, é necessário que elas desenvolvam essas habilidades para que possam ter uma aprendizagem satisfatória ao longo da vida — e é aqui que a Educação Infantil desempenha um papel muito importante: de oferecer mais segurança nas suas decisões.

 

Percebeu a importância da Escola de Educação Infantil na vida das crianças? Oferecer a elas metodologias inovadoras é fundamental para o bom desenvolvimento da aprendizagem dos pequenos.

É nesse momento que o Programa Ciranda pode ajudar a sua escola! O Ciranda é muito mais do que um material didático! Voltado para a Educação Infantil, ele traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instigam a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.

 

Quer saber mais sobre esse programa incrível? Entre em contato com o Mathema agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X