Mathema Mathema

Pais e escola: como é essa relação na sua instituição de ensino?

Por Escrito em: 24/03/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Pais e escola: como é essa relação na sua instituição de ensino?

Você entende a importância da relação entre pais e escola? Quando os pais participam ativamente da vida escolar de seus filhos, eles demonstram interesse no processo em que as crianças estão inseridas. Com isso, elas se sentem apoiadas, acolhidas e mais seguras para seguir no desenvolvimento educacional.

Além de passar segurança, pais comprometidos com a vida escolar dos filhos, que acompanham as atividades desenvolvidas na escola, podem auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos estudantes.

Neste artigo vamos explicar o que você, como gestor, deve fazer para potencializar a relação entre pais e escola. Continue a leitura e confira!

Apresente o plano de ensino

Um plano de ensino bem estruturado mostra que a escola tem objetivos a serem alcançados, e isso proporciona confiança aos pais no momento de escolher em qual instituição o seu filho estudará.

Por essa razão, é muito importante apresentar a eles esse documento, pois ele mostra todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, destacando a importância de cada uma delas no processo de ensino-aprendizagem.

Busque apoio para essas ações. O Programa Ciranda, por exemplo, prepara para suas escolas parceiras o Informativo da Família, um material bimestral que aborda os pilares da educação infantil e dá dicas de como colaborar com a escola no ambiente familiar. Sabemos que é importante que os pais entendam as propostas da escola para que eles se sintam mais confiantes em relação ao que será ensinado em sala de aula. Dessa forma, será mais fácil engajá-los e incentivá-los a participar da vida escolar das crianças e maiores estudantes.

Mantenha as informações sempre disponíveis

Todas as informações não sigilosas e de importante conhecimento dos pais e responsáveis precisam estar disponíveis a eles da maneira menos burocrática possível. Isso gera segurança e confiança na relação entre pais e escola.

Sendo assim, facilite o acesso ao boletim dos estudantes, às tarefas que precisam ser realizadas, aos comunicados referentes a eventos e datas importantes etc. Assim, será possível melhorar a experiência dos responsáveis e fortalecer o seu relacionamento com eles.

Faça uso de recursos que possibilitam o envio automático de comunicados às famílias e aos estudantes. Assim, o tempo — tanto dos colaboradores da escola quanto dos pais — é otimizado e os procedimentos são agilizados.

Tenha uma boa comunicação com os pais

A comunicação com os pais é essencial para que a escola consiga solucionar questões individuais com mais facilidade e, ainda, manter a família informada a respeito de assuntos importantes do ambiente escolar.

Em situações mais delicadas, como o bullying, a escola pode se aproximar dos pais para entender o comportamento do estudante. No entanto, vale destacar que, nesse caso, o protagonismo continua sendo dos pais.

Com essa prática, até mesmo as situações mais complexas podem ser solucionadas com facilidade, permitindo que os pais conheçam o comportamento do seu filho na escola e possam tomar as medidas necessárias para reverter qualquer situação.

Envolva os pais no aprendizado

Quando os pais se envolvem no aprendizado das crianças, elas se sentem muito mais confiantes e motivadas a estudar. Uma ideia interessante é enviar aos estudantes sugestões de atividades para que eles possam exercitar em casa o conteúdo aprendido em sala de aula. Mostre o que os estudantes estão aprendendo e realizando.

Os pais adoram ver seus filhos se desenvolvendo, por isso, mostrar a eles o que e como está sendo ensinado é fundamental para fortalecer a relação entre pais e escola.

No Programa Ciranda oferecemos o Ciranda Cultural com atividades culturais quinzenais para fazer em casa, estimulando momentos de descontração e aprendizado com a família.

Além disso, o Ciranda em Casa traz a transcrição das propostas para uma linguagem mais simples, com estratégias desafiadoras para as crianças, não só possíveis de aplicação no ambiente familiar, como possibilitam a fácil e rápida execução pelas famílias.

Use as mídias sociais e até mesmo o próprio blog da instituição para mostrar a evolução da aprendizagem das crianças e dos maiores estudantes. Incentive os pais a compartilharem em suas redes sociais as atividades feitas em casa para que eles possam sentir que fazem parte da experiência de aprendizagem dos filhos.

Esteja disponível na escola

Embora o seu dia a dia, como gestor, seja árduo e muito corrido, você precisa reservar um tempo na sua agenda para dar uma atenção especial aos pais. Afinal, existem muitas questões que somente o gestor pode resolver.

Essa é uma maneira eficiente de criar uma relação de confiança com a família dos estudantes, promovendo encontros, estreitando a comunicação e deixando os canais de contatos disponíveis.

O relacionamento próximo com os pais dos estudantes aumenta as chances de fidelização, uma vez que eles se sentirão seguros em deixar seus filhos em uma escola que tem como gestor uma pessoa que sabe ouvir e solucionar os problemas da melhor maneira possível.

Todas essas ações fortalecem a confiança da família na instituição o que, consequentemente, reflete também no desempenho dos estudantes dentro da sala de aula. Quanto mais ativos os responsáveis forem na educação dos filhos, mais as crianças tendem a ter um bom desempenho escolar — é por esse motivo que a relação entre pais e escola é tão importante.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários aqui embaixo para que possamos ajudar você!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X