Mathema Mathema

Como escolher a escola dos filhos?

Por Escrito em: 28/06/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Você realmente sabe como escolher a escola dos filhos? Muitos pais pensam que sabem, mas cometem alguns equívocos que prejudicam a sua tomada de decisão. Em primeiro lugar, é necessário destacar a importância de optar por uma instituição de ensino de qualidade e que conta com um corpo docente experiente e preparado para ministrar as aulas da melhor maneira possível.

Isso garante que as metodologias de ensino utilizadas não serão defasadas, o que beneficiará diretamente a aprendizagem dos estudantes a experiência deles no ambiente escolar.

Se você deseja tomar a decisão certa na hora de escolher a escola para o seu filho, leia este artigo até o final porque ele traz dicas valiosas que o ajudarão a acertar na escolha. Confira!

Considere o Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico (PPP) reúne as ideias e decisões assumidas pela instituição de ensino, relacionadas às opções educativas e à organização da escola, definindo e assegurando a identidade da instituição e suas finalidades educativas. Ou seja, é um documento que ajuda a nortear o que deve ser elaborado pela escola, mostrando quais práticas educacionais serão realizadas durante todo o ano letivo.

O PPP pode ajudar você a entender se a escola coloca em prática aquilo que ela diz. Converse com o gestor ou coordenador para entender como funciona o processo de aprendizagem, se os professores buscam por especializações, se a escola valoriza a prática de esportes e outras atividades culturais.

Além disso, observe como os professores e demais funcionários se relacionam com os estudantes — a linguagem utilizada e a forma como se comunicam. Pergunte também se a escola oferece formação continuada ao seu corpo docente.

Observe a localização

Outro ponto muito importante que precisa ser observado é a localização da escola. Haverá muito trânsito para chegar até ela? A escola é segura? Você conseguirá levar e buscar o seu filho com tranquilidade? As respostas a essas perguntas ajudarão você a entender qual escola valerá mais a pena matricular o seu filho.

Isso porque a maioria dos pais preferem uma escola que fique próxima da sua casa ou do seu local de trabalho, a fim de reduzir o tempo gasto no trânsito, o custo de gasolina e facilitar a sua disponibilidade de comparecer na instituição de ensino, caso algum imprevisto aconteça.

Outra vantagem da localização ser próxima, é a possibilidade de ir à escola a pé, sem precisar gastar com meios de transporte.

Analise a infraestrutura

O espaço físico da escola é um ponto extremamente relevante na hora de tomar a sua decisão. Tenha em mente que os recursos disponíveis na escola podem influenciar — positivamente ou negativamente — a qualidade do ensino que seu filho receberá, impactando o seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Veja quais fatores você deve considerar na hora de visitar a escola do seu filho!

  • A escola conta com recursos básicos, como acesso à água potável, rede de esgoto e energia?
  • A estrutura física do prédio está em boas condições? O local é muito antigo?
  • As salas de aula são muito pequenas? Contam com carteiras e mesas para todos os alunos? Estão em bom estado de conservação?
  • A escola tem áreas de lazer, como jardins, pátio, parquinho e quadras poliesportivas?
  • A escola dispõe de recursos como internet, biblioteca, sala de informática, laboratórios e auditórios?

Se a resposta para maioria das perguntas acima for “não”, fique atento. Talvez, você precise repensar sua decisão e analisar outras opções de instituições de ensino.

Conheça as metodologias de ensino utilizadas

A metodologia de ensino utilizada pela escola diz muito sobre a qualidade do ensino. Esse é um dos principais pontos que devem ser apurados nesse momento. Opte por uma escola que ofereça metodologias inovadoras, que permitam que as crianças vivenciem o aprendizado em sala de aula.

Para isso, é importante também que a escola invista na formação continuada de seus professores para que eles possam estar aptos para ministrar as aulas diferenciadas com excelência. O bom professor estimula que os alunos participem ativamente das aulas, com dinâmicas, apresentações e interação.

Esteja atento aos cuidados básicos

Embora o uso da tecnologia e uso de metodologias inovadoras sejam indispensáveis para uma educação de qualidade, é importante não deixar de lado a importância dos cuidados básicos, como alimentação, higiene e segurança.

Verifique se os professores incentivam o cuidado pessoal das crianças, como tomar banho, lavar o rosto, lavar as mãos e escovar os dentes. Além disso, é necessário observar se há uma higienização constante dos locais comuns (parquinhos, mesas, carteiras e corrimãos) e brinquedos.

Pergunte que tipo de alimento é oferecido para os estudantes na hora do recreio, a fim de analisar se a alimentação disponibilizada é saudável ou não. Caso a escola só tenha cantina, também é necessário analisar o cardápio.

 

Agora você já sabe como escolher a escola dos filhos! E o principal: sabe da importância de contar com uma instituição que ofereça uma educação de qualidade e todo o suporte necessário para que a aprendizagem seja cada vez mais eficiente.

É nesse momento que o Programa Ciranda pode ajudar na sua escolha! Opte por escolas que trabalham com um programa que é muito mais do que um material didático. O Programa Ciranda, é voltado para a Educação Infantil, ele traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instiga a aprender pela brincadeira e pela experiência.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros pais a acertarem na escolha da escola para os seus filhos!

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X