Mathema Mathema

Escolas reabriram, e agora? 5 dicas para colocar em prática!

Por Escrito em: 10/09/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Com o avanço da vacinação, as escolas reabriram. Aos poucos, estudantes e educadores começam a voltar para a sua rotina escolar, porém, com a devida atenção para todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus.

Embora muitas pessoas aguardassem por esse momento ansiosamente — afinal, a aprendizagem de muitos estudantes não estava sendo satisfatória nesse período de isolamento social —, é preciso saber o que fazer em tempos de mudanças e incertezas, uma vez que os próximos meses apresentarão diferentes situações que demandarão ações ainda mais eficientes.

Pensando em ajudar você, listamos neste artigo 5 práticas que você deve colocar em prática para receber seus estudantes com toda a segurança necessária, sem deixar de lado a qualidade da aprendizagem. Confira!

1. Acolha os professores

O corpo docente precisa de todo o suporte necessário para ministrar suas aulas com a segurança devida. Nesse sentido, é importante disponibilizar a todos os materiais de higienização, como máscara e álcool em gel, é fundamental para deixá-los mais confortáveis e tranquilos. Além disso, investir em formação continuada também é indispensável para garantir que a aprendizagem das crianças seja satisfatória, mesmo após o período de aulas a distância.

2. Faça uma revisão dos currículos

A aprendizagem, em muitos casos, ficou defasada com as aulas online. Além disso, a evasão escolar se tornou um problema ainda mais desafiador com o ensino remoto. Nesse sentido, é importante que os mesmos currículos sejam revisados e adaptados para atender às reais necessidades das crianças.

Por exemplo, é interessante utilizar diferentes linguagens para expressar e compartilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, a fim de colaborar para o entendimento mútuo.

3. Acolha as crianças

É preciso ajudá-las a lidar com o retorno das aulas presenciais, pois é normal que elas se sintam inseguras após tantos meses de afastamento. A rotina e relações de cada uma delas também sofreram grandes impactos e, por isso, precisamos estar preparados para tornar sua experiência na escola mais prazerosa — mesmo com tantos desafios pela frente.

Nesse momento, é importante que as escolas e redes estejam atentas a alguns pontos, como:

  • restabeleça a relação de segurança: abra espaço para discussão sobre o tema, avalie a veracidade das informações repassadas e estabeleça um senso de segurança e pertencimento à escola. Se esses assuntos forem evitados, a insegurança pode aumentar;
  • promova espaços de escuta: traga questionamentos para possibilitar a criação de um espaço para o exercício do pensamento crítico, para o esclarecimento e a escuta aos estudantes;
  • fortaleça a relação entre a família e a escola: as famílias e a escola precisam trabalhar de maneira próxima, sincronizada e engajada. Com o retorno das aulas presenciais, isso se torna ainda mais importante. Portanto, mantenha uma comunicação eficiente, apresentando às famílias os cronogramas que serão seguidos e como será a nova organização da escola — aproveite para convidá-las a contribuir cada vez mais com essa nova organização.

 

4. Conte com o apoio da família

O apoio da família é fundamental para que o retorno das aulas presenciais seja ainda mais eficiente. Sendo assim, incentive a participação da mesma nas ações que serão realizadas pela escola e compartilhe com as famílias os encaminhamentos que serão tomados para que eles se sintam seguros em relação à qualidade da aprendizagem dos seus filhos.

5. Incentive a formação continuada

O acesso à formação continuada de qualidade é fundamental para que todos os profissionais da educação possam potencializar seu conhecimento em suas respectivas áreas e, assim, garantir que a aprendizagem das crianças seja ainda mais satisfatórias.

O Mathema Online, por exemplo, oferece uma Formação Continuada robusta, com conteúdos atualizados de acordo com pesquisas mais recentes sobre o ensino-aprendizagem de Matemática e as diretrizes da BNCC. Com certificação, aulas e avaliações 100% online.

Veja o que você tem a ganhar com a formação continuada do Mathema Online:

 

  • Ascensão profissional: invista em você e se destaque no mercado. Porque onde tem Mathema, sempre tem um jeito novo de ensinar e aprender.
  • Certificado: potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor certificado para o mercado!
  • Atualização: conteúdo atualizado de acordo com o ensino-aprendizagem de Matemática e as diretrizes da BNCC.
  • Liberdade:as aulas e avaliações são 100% online. Você pode aprender a qualquer hora e lugar!

 

Nunca é tarde para investir em si mesmo. Portanto, não perca mais seu tempo e busque formas eficazes de se aprimorar profissionalmente e, assim, conquistar a ascensão profissional tão desejada.

 

Acesse nosso site e conheça os nossos Planos Anuais e demais cursos que ajudarão a tornar você uma referência no ensino da Matemática!

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X