Mathema Mathema

Como superar as expectativas dos estudantes?

Por Escrito em: 06/07/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

A falta de educação de qualidade é um problema muito sério, uma vez que ela afeta até mesmo o desenvolvimento de um país. Isso porque a baixa qualidade da educação compromete a capacidade do trabalhador para compreender, utilizar, adaptar e desenvolver novas tecnologias e métodos de produção.

Por outro lado, a educação de qualidade favorece a inovação nas empresas e é fundamental para o exercício da cidadania. Percebeu o quanto isso reflete na vida do estudante como um todo?

Para ajudar a sua escola a oferecer uma educação de qualidade às crianças e superar as expectativas delas, separamos algumas dicas indispensáveis para você colocar em prática o quanto antes. Veja quais são elas!

Capacite seus professores

O processo de ensino-aprendizagem não se resume somente em ter um professor na sala de aula que utiliza um quadro negro e livros para explicar a matéria. Novas formas de ensino foram criadas e, com isso, o perfil do estudante está bem diferente — os métodos tradicionais já não são mais suficientes para prender a sua atenção. Por isso, a capacitação de professores — mais precisamente a formação continuada — é tão importante.

O ofício de ensinar é uma tarefa que demanda conhecimento técnico e, principalmente, habilidade para transmitir o conhecimento para as crianças que têm perfis e personalidades diferentes. Portanto, quando o professor não busca qualificação, logo, seu ensino se torna defasado e pouco valorizado.

Estimule o protagonismo das crianças

A nova geração — e as próximas também — está habituada em usar a tecnologia e enxergar o mundo ao seu redor de uma maneira diferente. Nesse sentido, é importante que essa realidade faça parte do ambiente escolar para oferecer uma educação de qualidade que realmente supere as expectativas de todos.

As crianças também têm conhecimento suficiente para contribuir em determinados assuntos. Dessa forma, estimular o protagonismo delas é essencial para um trabalho de qualidade.

Nesse momento, o professor pode fazer uso de dinâmicas e oferecer recursos que permitam a participação das crianças, encorajando-as a fazerem perguntas, colaborarem com tarefas em grupo, compartilhar ideias, enfim, fazer parte do processo como um todos através de interações de qualidade.

Invista no desenvolvimento socioemocional das crianças

As habilidades socioemocionais são de extrema importância para garantir uma educação de qualidade. Nesse sentido, a escola precisa trabalhar essa questão para tornar o ensino mais eficiente e prazeroso para todos. Assim, é importante oferecer um ambiente que promova:

  • a criatividade;
  • a proatividade;
  • a colaboração;
  • o pensamento crítico;
  • a comunicação;
  • a perseverança.

Essas habilidades permitem que a criança desenvolva o autoconhecimento e aprenda a se relacionar bem com os seus colegas, amigos e família — sem contar que também aprendem a lidar da melhor maneira com os desafios impostos no seu dia a dia.

O professor pode realizar rodas de conversas, atividades esportivas e lúdicas para estimular as habilidades socioemocionais das crianças e garantir uma educação de qualidade.

Conte com um material didático eficiente

É importante que o material didático atenda as necessidades da criança, oferecendo a ela um conteúdo completo, que desperte a sua curiosidade e que o estimule a solucionar problemas da vida real. Dessa maneira, o conhecimento passa a fazer mais sentido e, com isso, o ato de vivenciar o material se torna mais prazeroso.

No caso da Educação Infantil, por exemplo, é importante que o material seja didático, lúdico, completo e inovador, tanto para o professor quanto para a criança, a fim de motivar e incentivar as crianças a realizarem as atividades, tornando-as cada vez mais curiosas sobre os mais diferentes assuntos.

Assim, a escola consegue diversificar as possibilidades de aprendizagem e interações, fazendo com que as crianças se divirtam enquanto aprendem sem deixar de atender nenhum requisito necessário para o desenvolvimento deles.

Melhore o ambiente educativo

Sabia que o ambiente educativo faz toda a diferença na qualidade do ensino? É claro que a sala de aula pode — e deve — ser utilizada, mas não só ela. É importante entender que a experiência escolar depende muito de como as propostas são ofertadas. Sendo assim, é importante que o professor explore os ambientes da escola para tornar o ensino mais prazeroso e favorável às crianças.

O gestor, por sua vez, precisa garantir um ambiente seguro para todos, a fim de que o corpo docente tenha liberdade de colocar suas práticas em ação em qualquer espaço da instituição.

Invista em metodologias de ensino inovadoras

Hoje, as crianças têm acesso a diferentes tipos de informações. Logo, oferecer a elas “mais do mesmo” já não é suficiente. Para superar suas expectativas, você precisa investir em metodologias inovadoras que despertem a curiosidade delas, fazendo com que as crianças entendam como colocar as vivências em prática no seu dia a dia.

 

Para isso, você precisa contar com um parceiro que ajudará a sua escola a se destacar dos concorrentes, garantindo uma educação de qualidade aos seus estudantes. O Mathema desenvolve soluções educacionais inovadoras que tornam o ensino muito mais dinâmico, fazendo com que as vivências em sala de aula sejam transformadoras.

 

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como nosso método pode revolucionar o ensino e aprendizagem da sua escola!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X