O desenvolvimento de um país passa, inevitavelmente, pela educação, seja no âmbito social, econômico ou político.
⠀
Formar professores passa pelo aumento da qualidade e da equidade na educação, pela necessidade da melhoria da aprendizagem dos estudantes em virtude dos resultados em exames nacionais e internacionais e pelo contexto das reformas educacionais (como a homologação da Base Nacional Comum Curricular) e a implementação dos currículos.
⠀
Hoje, o professor, além de conhecer o conteúdo, precisa aliar conhecimento à didática, a fim de conseguir lidar com os desafios diários da sala de aula.
⠀
Para isso, destacamos aqui algumas premissas para pensarmos sobre uma formação continuada de qualidade destinada ao professor e que impacte em resultados de aprendizagem, são elas:
⠀
– Conhecimento pedagógico que refere-se ao conhecimento de como as crianças e os jovens aprendem, dos recursos metodológicos e didáticos para mobilizar a aprendizagem, tendo como foco as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes.
– Métodos ativos de aprendizagem consideram o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da construção coletiva, da discussão, da reflexão e da mudança da prática.
– Participação coletiva traz a importância do envolvimento dos professores de uma mesma instituição nas ações de formação, promovendo diálogo e cooperação, com foco em como desenvolver conhecimentos para melhoria da prática pedagógica e sobre os estudantes de cada turma.
⠀
Por fim, a coerência sugere que as formações sejam planejadas considerando o contexto da escola, bem como a experiência e as necessidades dos professores.
⠀
Quer ter acesso a uma Formação Continuada robusta e de qualidade?
⠀
Entre em contato com o Mathema!
O Mathema está preparado para auxiliar gestores e professores para tornar o ensino da matemática muito mais eficiente e de qualidade em sua escola.
⠀
Onde tem Mathema, tem um jeito novo de ensinar e aprender.