Mathema Mathema

Indicadores de desempenho escolar: quais observar?

Por Escrito em: 07/04/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Os indicadores de desempenho escolar referem-se a ferramentas que são utilizadas para analisar dados de modo a qualificar e quantificar a performance de uma instituição de ensino, visando identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria. O objetivo dos indicadores é oferecer uma educação de qualidade e contribuir para o crescimento da escola.

Esses indicadores contam com vários níveis, ou seja, existem aqueles mais abrangentes e que medem o desempenho da escola como um todo e existem aqueles mais específicos, que medem o desempenho da turma e até mesmo dos estudantes de maneira individual.

Neste artigo, vamos explicar a importância dos indicadores de desempenho escolar e quais são os principais que precisam ser observados. Acompanhe!

Qual a importância dos indicadores de desempenho escolar?

Para se tornar uma referência na qualidade do ensino, a escola precisa ter uma boa infraestrutura e profissionais qualificados. Logo, para saber se todo esse investimento está trazendo resultados positivos, o uso de indicadores de desempenho se faz indispensável.

Para usar esses indicadores de maneira eficiente, leve em consideração os objetivos da escola. Se você deseja melhorar o desempenho dos estudantes, por exemplo, analise indicadores específicos para pensar em estratégias que realmente ajudarão a melhorar os resultados apresentados.

Uma escola que se preocupa não só com a sua reputação no mercado, mas com a satisfação de pais e estudantes, precisa entender até onde ela está beneficiando a educação das crianças. Com os resultados em mãos, ações podem ser colocadas em prática para solucionar problemas e impedir que eles voltem a acontecer.

Quais os principais indicadores que a escola precisa observar?

Os indicadores de desempenho escolar trarão informações valiosas a respeito da sua gestão e do desempenho da instituição no que se refere à qualidade da educação. Veja quais deles você não pode deixar de acompanhar!

Indicadores de desempenho da escola

Os indicadores de desempenho da escola são mais amplos e, por isso, muitas vezes consideram questões administrativas para identificar pontos de melhoria, como a estrutura da escola, gestão financeira etc.

Alguns dos pontos que devem ser levados em consideração para se avaliar a escola são:

  • o número de novos estudantes matriculados;
  • o número de estudantes que se desligaram da instituição;
  • os índices de aprovação em cursos superiores e a média do Enem em relação a outras instituições;
  • o quadro de funcionários da escola;
  • o grau de satisfação dos estudantes e professores em relação ao ambiente escolar e sua estrutura;
  • a qualidade dos professores e capacitação destes.

Indicadores de desempenho da turma

Esses indicadores de desempenho escolar devem medir tanto fatores que levem em consideração a visão dos estudantes sobre a didática, assim como a visão dos professores sobre a turma em questão.

Veja quais são os principais pontos que devem ser observados nas ações de melhoria para a turma:

  • a média de nota da turma em relação às outras turmas da escola;
  • o nível de participação dos estudantes nas diferentes disciplinas;
  • o nível de aprendizado dos estudantes em diversos conteúdos;
  • os elogios e dificuldades que os estudantes reportam à equipe pedagógica sobre a didática dos professores de diferentes disciplinas;
  • o nível de progressão dos estudantes e o seu desenvolvimento nas disciplinas.

Indicadores de desempenho do estudante

Quando falamos em indicadores de desempenho do estudante, as informações que buscamos vão muito além das notas que eles tiraram em suas avaliações.

Nesse momento, é preciso fazer um constante acompanhamento para identificar quais são as dificuldades dos estudantes, ajudando-os a melhorar o seu rendimento escolar — aqui, é importante contar com o apoio dos pais, professores e equipe pedagógica.

Veja o que você deve levar em consideração nesse momento:

  • frequência dos estudantes;
  • média das notas em cada disciplina;
  • avaliação dos estudantes em relação aos professores;
  • avaliação dos professores em relação ao estudante;
  • avaliação da turma de maneira geral.

Indicadores nacionais e internacionais de educação

Os indicadores nacionais de educação permitem a visualização dos resultados obtidos, comparando-os com as demais instituições de ensino. O objetivo é avaliar se suas estratégias estão, de fato, sendo produtivas.

Para a análise dos dados, são usados os indicadores contemplados pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Esses dados permitem que a escola elabore planos mais efetivos e direcionados às necessidades dos estudantes, a fim de acompanhar o desempenho deles.

Em relação aos indicadores internacionais, as coletas de dados são realizadas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) — mais precisamente pelo Instituto de Estatísticas da Unesco (UIS).

Nas quais o Brasil participa, encontram-se as coletas do questionário Educational Attainment, sobre a população por nível de escolaridade e do Literacy Statistics, sobre a população alfabetizada e não-alfabetizada.

Indicadores gerais escolares

Os indicadores educacionais gerais avaliam a qualidade, a produtividade e a capacidade do serviço oferecido pelas instituições, atribuindo um valor estatístico à qualidade de ensino.

Logo, eles avaliam diversas variáveis, como:

  • a média de notas da escola;
  • os índices de aprovação;
  • o número de horas do docente e sua dedicação;
  • o grau satisfatório do aluno, bem como dos docentes e funcionários;
  • o acesso e a utilização das tecnologias de informação e comunicação.

 

Além de observar os indicadores de desempenho escolar, você precisa investir em metodologias de ensino inovadoras para otimizar os resultados desses indicadores.

O Mathema desenvolve soluções educacionais modernas que tornam o ensino muito mais dinâmico, fazendo com que as vivências em sala de aula sejam transformadoras. 

Novos métodos de ensino-aprendizagem são oferecidos, provendo materiais e recursos pedagógicos que contribuem para o processo educativo e a melhoria do ensino.

Entre em contato com o Mathema agora mesmo e tire suas dúvidas sobre a nossa metodologia de ensino.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X