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Itinerários Formativos e Novo Ensino Médio

Por Escrito em: 06/07/2021
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Entender sobre os Itinerários Formativos e Novo Ensino Médio é fundamental para implementá-los corretamente em sua escola ou Rede. O Novo Ensino Médio tem o objetivo de atender às expectativas e necessidades dos estudantes, a fim de incentivar o seu protagonismo, engajá-los e fortalecer o seu interesse para garantir sua permanência e aprendizagem na escola.

Já os Itinerários Formativos referem-se a um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.

Neste artigo vamos mostrar a você quais são os objetivos dos Itinerários Informativos e como a implementação deve ser feita. Acompanhe!

Quais os objetivos dos Itinerários Formativos?

De acordo com o documento oficial “Referenciais Curriculares para a elaboração dos Itinerários Formativos”, os principais objetivos dos Itinerários são:

  • o aprofundamento das aprendizagens relacionadas às competências gerais, à Formação Técnica e Profissional e às Áreas de Conhecimento;
  • a consolidação da formação integral dos estudantes, a fim de proporcionar a eles a autonomia necessária para realizarem seu Projeto de Vida;
  • a inclusão de valores universais, como democracia, ética, justiça social, sustentabilidade, entre outros;
  • o desenvolvimento de habilidades que possibilitem que os estudantes tenham uma visão mais ampla e heterogênea do mundo.

Quais são os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos?

É importante você entender que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo

Tais eixos estruturantes são complementares e visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea.

A seguir, explicamos detalhadamente quais são eles de acordo com documento oficial “Referenciais Curriculares para a elaboração dos Itinerários Formativos”. Confira!

Investigação Científica

O objetivo da Investigação Científica é ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas relativas a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse.

Dessa forma, o estudante conseguirá:

  • aprofundar conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos
  • ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico
  • utilizar esses conceitos e habilidades em procedimentos de investigação voltados à compreensão e enfrentamento de situações cotidianas.

Processos Criativos

O objetivo dos Processos Criativos é expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse. Para isso, é necessário:

  • aprofundar conhecimentos sobre as artes, a cultura, as mídias e as ciências aplicadas e sobre como utilizá-los para a criação de processos e produtos criativos;
  • ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer criativo;
  • utilizar esses conhecimentos e habilidades em processos de criação e produção voltados à expressão criativa e/ou à construção de soluções inovadoras para problemas identificados na sociedade e no mundo do trabalho.

Mediação e Intervenção Sociocultural

O eixo da Mediação e Intervenção Sociocultural visa ampliar a capacidade dos estudantes de utilizar conhecimentos relacionados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temas de seu interesse para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, é preciso:

  • aprofundar conhecimentos sobre questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta em nível local, regional, nacional e global, e compreender como podem ser utilizados em diferentes contextos e situações;
  • ampliar habilidades relacionadas à convivência e atuação sociocultural;
  • utilizar esses conhecimentos e habilidades para mediar conflitos, promover entendimentos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais.

Empreendedorismo

Por fim, o eixo Empreendedorismo visa expandir a capacidade dos estudantes de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender projetos pessoais ou produtivos articulados ao seu projeto de vida. Assim, será necessário:

  • aprofundar conhecimentos relacionados a contexto, ao mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras;
  • ampliar habilidades relacionadas ao autoconhecimento, empreendedorismo e projeto de vida;
  • utilizar esses conhecimentos e habilidades para estruturar iniciativas empreendedoras com propósitos diversos.

Como implementá-los?

Como dito, esses quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos são complementares, ou seja, eles visam garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto de habilidades relevantes para a sua formação integral.

Ainda de acordo com documento oficial “Referenciais Curriculares para a elaboração dos Itinerários Formativos”, as escolas e Redes precisam definir:

  • a sequência em que os eixos estruturantes serão percorridos e as formas de conexão entre eles;
  • o tipo de organização curricular a ser mobilizado;
  • se os Itinerários Formativos terão como foco uma ou mais Áreas de Conhecimento, a combinação de uma Área de Conhecimento com a Formação Técnica e Profissional ou apenas a Formação Técnica e Profissional.

 

Agora você já entende como os Itinerários Formativos e Novo Ensino Médio funcionam. Conte com a ajuda do Mathema para adequar a sua escola ao Novo Ensino Médio. Oferecemos uma formação continuada para diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio de todas as áreas de conhecimento.

 

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