Antes, o marketing para escola dependia de um alto investimento — anúncios em jornais, revistas e até mesmo TV eram bem caros, o que impedia que pequenas instituições de ensino ganhassem espaço no mercado. O marketing digital veio para equiparar a concorrência. Por meio de suas ferramentas, é possível criar estratégias para se relacionar com o seu público-alvo e otimizar a captação de alunos.
No entanto, vale destacar que as estratégias offline não perderam o seu valor. Elas ainda se mostram muito eficientes e podem ser usadas a qualquer momento pelo gestor para dar mais visibilidade à sua escola.
Neste artigo listamos as principais estratégias de marketing que ajudarão a melhorar os resultados da sua instituição. Veja quais são elas!
As redes sociais são excelentes aliadas para divulgar a sua escola de maneira natural. Elas contribuem para a melhora na relação entre pais, alunos e instituição, permitindo que todos tenham acesso a informações importantes relacionadas à escola.
Lembre-se de que você precisa estar presente onde seu público também está. Assim, é possível desenvolver um relacionamento mais próximo e sólido, permitindo que as provas sociais (algo que demonstra a opinião de pessoas reais sobre a utilização de seus serviços) estejam disponíveis para quem deseja entender como a sua escola trabalha.
Crie um calendário editorial e elabore conteúdos que quebrem as principais objeções dos seus potenciais clientes e ofereça dicas sobre a educação como um todo. Esse tipo de estratégia não é invasiva e estimula as pessoas a interagirem com a sua marca.
Investir em conteúdo e outros meios de divulgação é algo muito importante. No entanto, os anúncios pagos aparecem como uma estratégia indispensável para quem quer ver sua marca crescer.
Se você deseja crescer de maneira orgânica (sem nenhum investimento financeiro em anúncios), tenha em mente que levará muito mais tempo para que a marca da sua escola se consolide no mercado.
Os anúncios pagos impulsionam posts nas redes sociais para que eles sejam vistos inclusive por pessoas que não seguem seu perfil. No entanto, vale destacar que para tornar essa estratégia ainda mais positiva, você precisa segmentar exatamente o público que deseja atingir.
Além das redes sociais, é possível pagar para aparecer nos primeiros resultados do Google ou fazer anúncios em sites parceiros. Com o investimento certo, a sua instituição ganha mais visibilidade.
Caso tenha dificuldades para trabalhar no gerenciador de anúncios dessas plataformas, terceirize esse serviço para um gestor de tráfego experiente.
Organize tour pela escola se os protocolos sanitários permitirem, você pode separar um dia da semana específico para realizar essa visita ou também pode deixar os pais à vontade para conhecer as dependências da escola nos momentos que lhes sejam mais confortáveis.
Organizar tours pela escola é uma ótima maneira de divulgá-la. Afinal, nada como fazer com que os pais imaginem seus filhos usufruindo toda a estrutura de uma instituição de ensino de qualidade, certo?
O importante aqui é deixá-los à vontade para tirarem todas as suas dúvidas. Não esqueça de mencionar quais metodologias de ensino são utilizadas e como elas beneficiam a aprendizagem dos estudantes.
Investir em conteúdo de qualidade tem sido uma estratégia adotada amplamente nos últimos anos por escolas que perceberam a importância desse modelo de marketing. Por essa razão, você deve investir nessa estratégia, do contrário, ficará para trás dos seus concorrentes.
O marketing de conteúdo oferece à sua instituição diversas vantagens, tais como:
O conteúdo desempenha um papel muito importante principalmente nas redes sociais, pois é por meio dele que as escolas conseguem oferecer algo relevante para compartilhar em suas contas sem oferecer seus serviços o tempo todo.
Assim, diante de uma eventual necessidade pelos seus serviços, a sua marca estará na superfície das lembranças do seu público-alvo.
Além de captar novos alunos, a escola também precisa se preocupar em manter aqueles que já fazem parte dela. Sendo assim, uma ótima alternativa é realizar uma campanha de marketing para as rematrículas.
Fortaleça o relacionamento com os estudantes já matriculados por meio da sensação de pertencimento a um grupo. Ofereça a eles descontos e outros benefícios exclusivos, os quais não estão disponíveis a novos estudantes, por exemplo.
Pensando nisso, o Programa Ciranda disponibiliza uma robusta campanha de marketing anual para apoiar suas escolas parceiras, que inclui tanto peças impressas como digitais.
Percebeu como o marketing para escola pode ajudar você a destacar a sua instituição de ensino no mercado? Esse tipo de trabalho costuma tomar bastante tempo do responsável, por isso, se achar necessário, analise a possibilidade de terceirizar esse serviço para profissionais experientes na área, a fim de tornar as estratégias mais eficazes e não sobrecarregar a sua rotina.
Ajude-nos a disseminar a importância do marketing na escola e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!