Mathema Mathema

Como melhorar a qualidade do ensino da sua escola?

Por Escrito em: 19/04/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Melhorar a qualidade do ensino deve ser a prioridade de qualquer gestor escolar. Afinal, a escola precisa oferecer aos seus estudantes algo que vai impactá-los por toda a vida. Quando as metodologias de ensino são deficitárias, a imagem da instituição é prejudicada e a perda de alunos ocorre rapidamente.

Garantir uma qualidade de ensino vai proporcionar uma experiência educacional única e completa aos estudantes da sua escola. Isso fará com que a sua instituição se destaque naturalmente das demais, uma vez que os pais farão questão de tê-la como prioridade na hora de realizar a matrícula dos seus filhos.

Neste artigo daremos 5 dicas indispensáveis para você melhorar a qualidade do ensino da sua escola. Quer saber quais são elas? Continue a leitura até o final!

1. Aumente o investimento em infraestrutura

A infraestrutura moderna facilita muito o desenvolvimento de uma educação de qualidade — e esse é um dos principais fatores considerados pelos pais na hora de escolher a escola para os seus filhos.

Sem uma boa infraestrutura, muitas vezes, não é possível ousar na criatividade para ministrar a aula e nem realizar as atividades propostas devido aos problemas estruturais da instituição de ensino. Logo, o processo de aprendizagem dos estudantes é prejudicado.

Sendo assim, não deixe de investir em boas quadras de esportes, bibliotecas e salas de aulas bem equipadas, laboratórios eficientes e salas de informática com todas as ferramentas necessárias para garantir um ensino de qualidade, por exemplo.

Como diferencial, você pode investir em uma sala de leitura ou até mesmo um auditório reservado para as práticas artísticas, apresentações e eventos culturais que a escola eventualmente sedie.

2. Invista em formação continuada dos professores

A qualificação dos professores é indispensável para garantir aulas extraordinárias e que ajudem os estudantes a superarem as expectativas e, ainda, garantir que esse desenvolvimento seja cada vez mais satisfatório.

A cada dia que passa, a educação precisa ser altamente humanizada e inclusiva, respeitando as diferenças de ideologias, crenças e outros fatores que compõem a diversidade e pluralidade de um país.

Quando cultivado esses valores dentro do corpo docente, eles são repassados aos estudantes. Isso permitirá a criação de cidadãos justos, íntegros e tolerantes.

Aqui, a formação continuada de professores aparece como uma excelente aliada, uma vez que ajudará a tornar o aprendizado muito mais eficiente, evitando o desencontro de informações e opiniões.

3. Promova o desenvolvimento das habilidades dos estudantes

As habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes se relacionam com diversos conteúdos ministrados em sala de aula. Elas são adquiridas por meio de experiências práticas, alinhando o conhecimento de áreas distintas. Entre as principais habilidades que são mais valorizadas podemos citar:

  • ética;
  • inteligência emocional;
  • persuasão;
  • liderança;
  • foco;
  • tomada de decisão;
  • resiliência;
  • proatividade.

Vale destacar as práticas que estimulam o trabalho em equipe, resolução de conflitos e promovem a autodescoberta são ótimas para desenvolver as habilidades dos estudantes. Veja quais dessas práticas você pode implementar na sua escola:

  • práticas artísticas, por exemplo, pintura e desenho;
  • atividades artísticas coletivas, como teatro e dança;
  • mesas redondas e debates;
  • oficinas de culinária;
  • aprendizado de instrumentos musicais;
  • participação em jogos coletivos.

4. Invista em atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são excelentes para melhorar a qualidade do ensino. No entanto, vale destacar que as disciplinas do currículo comum também são essenciais e devem ser seguidas à risca. Na verdade, aqui, uma complementa a outra.

As aulas de arte (como o teatro, dança e música) e os esportes são ótimos exemplos de atividades extracurriculares que trabalham a empatia, a autoconfiança, a autoestima e a criatividade.

Além disso, tais práticas também podem ajudar no sucesso acadêmico no futuro, tornando os estudantes menos estressados, menos tímidos e mais focados, melhorando o raciocínio lógico, a memorização e outras capacidades cognitivas fundamentais.

5. Invista em práticas de ensino inovadoras

As metodologias tradicionais de ensino, embora ofereçam bons resultados para muitos estudantes, precisam ser aprimoradas. Isso porque ela não atende a todas as necessidades e desejos das gerações que estão nascendo nos últimos anos. É nesse momento que você precisa avaliar a necessidade de investir em práticas de ensino inovadoras em sua escola.

Mude o ambiente em que a aula será ministrada. Permita que o aluno vivencie experiências que levará para a vida toda, colocando a mão na massa nas atividades para melhorar o conhecimento adquirido no decorrer do ano letivo.

O Mathema aparece como parceiro ideal para a sua escola. Ele oferece uma metodologia de ensino inovadora que visa influenciar positivamente a relação de instituições, professores e alunos com o ensino e o aprendizado de Matemática e, assim, oferecer uma educação de qualidade e tornar a formação das pessoas mais completa e relevante.

Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre a nossa metodologia de ensino!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X