Mathema Mathema

BNCC e Matemática: vamos falar sobre o assunto?

Por Escrito em: 07/05/2021 | Atualizado em 31/05/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Para ajudar você a entender as novas exigências, desenvolvemos este artigo para mostrar o que mudou e o que deve ser priorizado na aprendizagem da Matemática. Vamos lá?

Muitos conteúdos foram reorganizados e alguns novos foram inseridos dentro do proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Base traz mudanças bem mais substanciais, em particular, no enfoque do que deve ser priorizado em matemática, enfatizando o desenvolvimento de competências.

Mas o que mudou?

A BNCC trata a matemática no sentido de promover o letramento matemático dos estudantes. Isso significa não saber somente a matemática limitada a si mesma, mas colocá-la a serviço, em uso, na resolução de situações ao invés da matemática da técnica e das fórmulas.

E como ficou a reorganização dos conteúdos?

As principais mudanças foram:

– O Ensino Fundamental dos anos iniciais ganhou uma nova Unidade Temática: a Álgebra.

– A Unidade Temática Probabilidade e Estatística traz uma progressão de conteúdos bem encorpados em probabilidade desde os anos iniciais até os anos finais, antecipando alguns conteúdos classicamente desenvolvidos no Ensino Médio.

– A Geometria ganha maior ênfase no trabalho com plano cartesiano.

– Alguns conceitos relacionados ao pensamento computacional estão presentes nos anos finais com o desenvolvimento de fluxogramas.

E como elaborar um plano de aula de acordo com as novas exigências da BNCC?

– Identifique os resultados desejados: o que os estudantes devem saber?

– Determine as evidências que serão coletadas na avaliação — como saber se os estudantes atingiram os resultados desejados?

– Escolha as estratégias e os recursos didáticos — inclusive, as metodologias de ensino utilizadas – qual a melhor maneira de ensinar?

O Mathema está preparado para auxiliar gestores e professores nessas novas exigências da BNCC e tornar o ensino da matemática muito mais simples, eficiente e de qualidade em sua escola.

Com uma metodologia de ensino inovadora, a aprendizagem da Matemática será facilitada e tornará o ensino muito mais interessante para os estudantes.

 

Quer que o Mathema ajude a sua escola? Entre em contato conosco para conhecer mais da nossa solução educacional e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X