Você sabe como se tornar referência no ensino da matemática? É importante rever a prática docente a cada dia, pois não há como atingir novos resultados com as mesmas práticas de sempre. O tradicional deve ser guardado, cuidado e elevado, mas é necessário que o professor deixe de lado o que for arcaico, uma vez que isso é algo que funcionou antes, porém, não funciona mais.
Neste artigo queremos mostrar a você quais são as principais práticas que o ajudarão a se tornar referência no ensino da matemática e, dessa forma, aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho. Acompanhe!
Oferecer uma aula potente é essencial para ajudar os estudantes a compreender os diferentes conceitos, procedimentos e conteúdos matemáticos. Para isso, é importante deixar claro logo no início da aula o que se espera que o estudante aprenda, pois assim é possível monitorar mais claramente como ocorreu a aprendizagem de cada um deles.
Além disso, é necessário ouvir atentamente o que o estudante tem a dizer e esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir durante o processo.. Isso porque, durante a construção do conhecimento, quanto mais o estudante participar, maior será a aprendizagem. Propor uma aula onde os estudantes devem investigar algum conteúdo matemático é um exemplo de como colocá-los no centro da ação pedagógica ,conquistar a atenção deles e alcançar os objetivos propostos para aula.
Com base na pesquisa “Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática”, desenvolvida pela área de Estudos e Pesquisas Educacionais da Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Cesgranrio, selecionamos algumas práticas consideradas bons exemplos para quem deseja se tornar referência no ensino da Matemática. Veja quais são elas!
Começar a aula conversando com os estudantes sobre diferentes assuntos que apresentam relação com o conceito matemático a ser desenvolvido é muito importante para deixá-los mais à vontade e diminuir aquele sentimento de que aprender Matemática é difícil. É preciso mudar a ideia de que apenas algumas pessoas podem aprender Matemática mostrando que através de boas atividades todos conseguem desenvolver altas habilidades em Matemática.
Durante as atividades em grupo, é importante que o professor circule pela sala de aula e converse com os estudantes sobre as diferentes maneiras de pensar e, com isso, estimular o debate.
No entanto, é importante conhecer bem o perfil de cada estudante, identificando aqueles que são mais tímidos e não se sentem confortáveis com nenhuma exposição pública. Nesses casos, é interessante fazer uma abordagem mais pontual mais baseada na análise dos registros efetuados por ele. Pedir para que o estudante explique como pensou para resolver determinado problema é uma boa sugestão neste e em outros casos.
A troca de ideias entre os estudantes também é indispensável para uma aprendizagem de qualidade. Essa prática ajuda a ampliar a compreensão do enunciado do problema e oferecer a eles os parâmetros necessários para construir uma argumentação e confrontar as respostas que encontrou. Em outras palavras, compartilhar com o colega como foi que pensou amplia o repertório de todos os envolvidos.
Para tornar o ensino mais interessante, é necessário que o professor promova relações entre os processos matemáticos. É interessante saber que a maioria dos conteúdos pode ser desenvolvida de maneira conjunta, ou seja, é possível trabalhar, por exemplo, números racionais na forma decimal simultaneamente às unidades de medidas do Sistema Métrico Muitas relações podem ser exploradas nesse momento, inclusive algumas não tão evidentes para a maioria dos estudantes.
Contextualizar o conteúdo, relacionando-o com o cotidiano dos estudantes facilita muito a aprendizagem. Além disso, essa prática desperta neles uma maior curiosidade em relação à Matemática. Propor desafios matemáticos com diferentes graus de dificuldade também é uma boa maneira de engajar os estudantes e colabora no desenvolvimento do raciocínio dos estudantes e na lógica de argumentação.
Quando bem explorados, os erros ajudam a tornar o estudante mais comprometido com o assunto abordado. Para isso, é necessário deixar claro para todos que errar é algo muito comum e que faz parte do processo de construção do conhecimento. Assim, em vez de dar a resposta correta de imediato, dê oportunidades para que o estudante chegue até ela por conta própria. Use contraexemplos, retome uma regra conhecida ou recorra a outros meios que o estimulem a pensar mais.
Muitos estudantes têm medo de errar e, por isso, ficam retraídos e perdem o interesse de participar dos debates e até mesmo de aprender. Lembre-se de que quanto mais os estudantes forem encorajados a formular hipóteses e testar a validade delas, mais eles aprenderão. Assim, quando houver uma dedução equivocada, o professor poderá propor a análise das resoluções, sugerindo que os estudantes usem um “caminho” diferente para resolver o problema.
Essas são apenas algumas dicas de como se tornar uma referência no ensino da Matemática. No entanto, vale destacar que uma das práticas mais importantes é sempre buscar conhecimento.
O Mathema oferece diversos cursos para você, professor, aperfeiçoar o seu conhecimento neste componente curricular.
– excelência;
– criatividade;
– confiabilidade;
– inovação;
– continuidade;
– proximidade;
– ética.
Apenas conhecer o conteúdo a ser trabalhado não é suficiente para fazer com que o estudante o aprenda. É fundamental entender como os conceitos matemáticos são desenvolvidos pela turma e quais recursos podem ser utilizados no processo para potencializar a aprendizagem de um assunto específico.
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