Uma das principais mudanças do Ensino Médio é a Educação Integral. O objetivo aqui é oferecer aos estudantes uma formação e desenvolvimento humano global e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades.
Com isso, a qualidade do ensino apresentará grandes mudanças, uma vez que o estudante estará no centro do processo de aprendizagem. Isso significa que é ele que desempenha um papel ativo na construção do seu próprio aprendizado.
Neste artigo você entenderá o que é, de fato, Educação Integral e como ela funcionará no Novo Ensino Médio. Acompanhe!
É importante destacar que Educação Integral não é a mesma coisa que escola de tempo integral. Embora o Novo Ensino Médio tenha expandido a carga horária dos estudantes, quando falamos de Educação Integral nos referimos a uma concepção de que o ser humano é um indivíduo total e integral enquanto sujeito de conhecimento, de cultura, de valores, de ética, de identidade etc. e a educação precisa atender a todas essas dimensões da formação do ser humano.
Nesse sentido, é preciso que os profissionais enxerguem a Educação Integral como um princípio e construam um currículo para a formação integral do jovem . De acordo com a BNCC, o objetivo desse conceito é compreender “a complexidade e a não linearidade do desenvolvimento global do estudante, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva”.
Para formar um sujeito pleno e integral, é preciso apresentar o conhecimento de maneira linear, integrar os componentes curriculares e ter um projeto de educação que vise o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Nesse momento, é de suma importância apresentar uma concepção, na qual as áreas do conhecimento possam ser apreendidas com maior integração.
Para superar a fragmentação curricular é preciso oferecer propostas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, a fim de criar dinâmicas escolares para que os estudantes possam estabelecer pontes entre os conhecimentos — perceba que essa tarefa passa a ser do estudante, e não dos currículos.
Para integrar a Educação Integral ao currículo e tornar a aprendizagem mais significativa é necessário que o Projeto Político Pedagógico (PPP) indique novas maneiras de condução para a gestão e professores. Por exemplo, você pode estabelecer práticas comuns a todas as áreas, tanto no se refere às estratégias utilizadas para a avaliação formativa e processual quanto às metodologias ativas de ensino, como: pesquisa, problematização, aprendizagem colaborativa, entre outros.
A BNCC tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento pleno dos estudantes em suas diversas dimensões — intelectual, física, social, afetiva, simbólica, moral e ética. Sendo assim, de acordo com as orientações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a educação integral propõe a superação da divisão e hierarquização entre o desenvolvimento intelectual e emocional.
Dessa forma, todas as 10 competências gerais da BNCC (as quais são responsáveis por nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares) integram os seguintes aspectos cognitivos e socioemocionais:
Mas por que as competências socioemocionais são tão importantes para o desenvolvimento pleno dos estudantes? De acordo com estudos realizados na áreas da psicologia, essas competências influenciam o modo como o indivíduo pensa, sente, decide e age em determinado contexto ou situação. Por essa razão, elas precisam ser levadas em consideração quando pensamos na Educação Integral do estudante.
Hoje, os currículos não são mais pensados apenas no que os estudantes precisam aprender até o final da Educação Básica, independentemente dos contextos e aspirações. É preciso construir uma proposta de educação que atenda aos desafios contemporâneos, a fim de formar sujeitos críticos, autônomos e capazes de lidar com os desafios do século XXI e, ainda, construir o seu projeto de vida.
Os estudantes agora são ouvidos com mais atenção, uma vez que suas ideias são consideradas, a fim de reunir informações que apoiem a sua educação integral. Sem contar que o seu rendimento escolar também é beneficiado, pois os estudantes se sentirão mais motivados a aprenderem.
Por fim, vale destacar que a BNCC reconhece que a Educação Básica deve visar a formação e o desenvolvimento humano global, ou seja, é preciso compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento. Logo, o conceito de educação integral refere-se à construção intencional de processos educativos que promovem aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, sem deixar de considerar os desafios da sociedade contemporânea.
Precisa de ajuda para implementar o Novo Ensino Médio na sua escola ou rede? Conte com o Mathema para auxiliá-lo nesse momento! Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ajudar você!