Entender sobre os Itinerários Formativos e Novo Ensino Médio é fundamental para implementá-los corretamente em sua escola ou Rede. O Novo Ensino Médio tem o objetivo de atender às expectativas e necessidades dos estudantes, a fim de incentivar o seu protagonismo, engajá-los e fortalecer o seu interesse para garantir sua permanência e aprendizagem na escola.
Já os Itinerários Formativos referem-se a um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
Neste artigo vamos mostrar a você quais são os objetivos dos Itinerários Informativos e como a implementação deve ser feita. Acompanhe!
De acordo com o documento oficial “Referenciais Curriculares para a elaboração dos Itinerários Formativos”, os principais objetivos dos Itinerários são:
É importante você entender que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo
Tais eixos estruturantes são complementares e visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea.
A seguir, explicamos detalhadamente quais são eles de acordo com documento oficial “Referenciais Curriculares para a elaboração dos Itinerários Formativos”. Confira!
O objetivo da Investigação Científica é ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas relativas a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse.
Dessa forma, o estudante conseguirá:
O objetivo dos Processos Criativos é expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse. Para isso, é necessário:
O eixo da Mediação e Intervenção Sociocultural visa ampliar a capacidade dos estudantes de utilizar conhecimentos relacionados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temas de seu interesse para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, é preciso:
Por fim, o eixo Empreendedorismo visa expandir a capacidade dos estudantes de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender projetos pessoais ou produtivos articulados ao seu projeto de vida. Assim, será necessário:
Como dito, esses quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos são complementares, ou seja, eles visam garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto de habilidades relevantes para a sua formação integral.
Ainda de acordo com documento oficial “Referenciais Curriculares para a elaboração dos Itinerários Formativos”, as escolas e Redes precisam definir:
Agora você já entende como os Itinerários Formativos e Novo Ensino Médio funcionam. Conte com a ajuda do Mathema para adequar a sua escola ao Novo Ensino Médio. Oferecemos uma formação continuada para diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio de todas as áreas de conhecimento.
O objetivo é ajudar você, gestor de escola, a implementar as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio nos próximos anos e formar sua equipe para que esteja alinhada e segura quanto às mudanças, visando melhores resultados de aprendizagem dos seus estudantes.
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