O Programa Ciranda é uma proposta para a Educação Infantil de Última Geração. Ele incentiva que todo lugar é lugar de aprender. O programa traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instiga a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.
Oferecemos uma proposta pedagógica, lúdica, completa e inovadora, tanto para o professor quanto para o seu grupo, o qual motiva e incentiva as crianças a realizarem as atividades, tornando-as cada vez mais curiosas sobre os mais diferentes assuntos.
Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, separamos neste artigo os principais pontos do Projeto Pedagógico (PP) do Programa Ciranda para as crianças de 3 a 5 anos. Vamos lá?
A proposta do Programa Ciranda tem como base estudos recentes no que se refere ao desenvolvimento infantil. Por essa razão, tomamos como princípio o respeito aos direitos e à dignidade das crianças, uma vez que consideramos suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.
O Programa Ciranda entende que, em primeiro lugar, é preciso reconhecer que a Educação Infantil precisa cuidar e educar a criança. Dessa forma, é preciso protegê-la e garantir que ela se desenvolva e aprenda de maneira saudável e íntegra.
O Ciranda defende o direito da criança ser criança. Ou seja, é preciso garantir um contexto de brincadeira e interação para que elas possam aprender com seus pares, com o adulto, com os diferentes materiais e ambientes.
Nesse sentido,reforçamos a importância de disponibilizar um lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, do corpo, das modalidades expressivas, a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação e resolução de problemas.
O objetivo da organização curricular do Programa Ciranda é promover experiências que favoreçam a construção do sujeito e suas diferentes linguagens. Sendo assim, levando-se em consideração o que determina a BNCC, o Ciranda propõe que as experiências promovidas na Educação Infantil tenham como base os cinco campos de experiência, são eles:
As atividades propostas pelo Programa Ciranda levam em consideração o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos a partir de diferentes experiências que os campos propõem, a fim de favorecer a organização curricular.
Nesse sentido, o Programa organiza-se em quatro unidades e cada uma delas conta com dois eixos norteadores são as forças dentro de cada unidade para as crianças bem pequenas (2 e 3 anos) e crianças pequenas (4 a 5 anos). Veja quais são elas:
Com o Programa Ciranda, as escolas, os professores, as crianças e as famílias terão a oportunidade de trabalhar com um currículo em ação, ou seja, um currículo que auxilie, de maneira significativa e prazerosa, a jornada das crianças na Educação Infantil, sempre considerando as perspectivas delas.
Algumas das premissas que sustentam as convicções pedagógicas do Programa Ciranda são:
Este é apenas um breve resumo do que você pode esperar do PPP do Programa Ciranda para crianças de 3 a 5 anos. Nossa proposta pedagógica enxerga a criança como ser potente. Nesse sentido, o Programa foi desenvolvido para que na Educação Infantil, todos possam experimentar e vivenciar o aprendizado, envolvendo os aspectos cognitivo, emocional, afetivo e relacional da criança.
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