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Programa Ciranda

Conheça o Projeto Pedagógico do Programa Ciranda

Por Escrito em: 16/07/2021 | Atualizado em 01/06/2022
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O Programa Ciranda é uma proposta para a Educação Infantil de Última Geração. Ele incentiva que todo lugar é lugar de aprender. O programa traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instiga a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.

Oferecemos uma proposta pedagógica, lúdica, completa e inovadora, tanto para o professor quanto para o seu grupo, o qual motiva e incentiva as crianças a realizarem as atividades, tornando-as cada vez mais curiosas sobre os mais diferentes assuntos.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, separamos neste artigo os principais pontos do Projeto Pedagógico (PP) do Programa Ciranda para as crianças de 3 a 5 anos. Vamos lá?

Conheça o Programa Ciranda

A proposta do Programa Ciranda tem como base estudos recentes no que se refere ao desenvolvimento infantil. Por essa razão, tomamos como princípio o respeito aos direitos e à dignidade das crianças, uma vez que consideramos suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.

O Programa Ciranda entende que, em primeiro lugar, é preciso reconhecer que a Educação Infantil precisa cuidar e educar a criança. Dessa forma, é preciso protegê-la e garantir que ela se desenvolva e aprenda de maneira saudável e íntegra.

O Ciranda defende o direito da criança ser criança. Ou seja, é preciso garantir um contexto de brincadeira e interação para que elas possam aprender com seus pares, com o adulto, com os diferentes materiais e ambientes.

Nesse sentido,reforçamos a importância de disponibilizar um lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, do corpo, das modalidades expressivas, a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação e resolução de problemas.

A organização curricular do Programa Ciranda

O objetivo da organização curricular do Programa Ciranda é promover experiências que favoreçam a construção do sujeito e suas diferentes linguagens. Sendo assim, levando-se em consideração o que determina a BNCC, o Ciranda propõe que as experiências promovidas na Educação Infantil tenham como base os cinco campos de experiência, são eles:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas; 
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

As atividades propostas pelo Programa Ciranda levam em consideração o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos a partir de diferentes experiências que os campos propõem, a fim de favorecer a organização curricular. 

Nesse sentido, o Programa organiza-se em quatro unidades e cada uma delas conta com dois eixos norteadores são as forças dentro de cada unidade para as crianças bem pequenas (2 e 3 anos) e crianças pequenas (4 a 5 anos). Veja quais são elas:

  • Unidade 1: conhecer e respeitar
  • Unidade 2: investigar e compartilhar
  • Unidade 3: observar e construir
  • Unidade 4: criar e transformar

Com o Programa Ciranda, as escolas, os professores, as crianças e as famílias terão a oportunidade de trabalhar com um currículo em ação, ou seja, um currículo que auxilie, de maneira significativa e prazerosa, a jornada das crianças na Educação Infantil, sempre considerando as perspectivas delas.

Premissas Pedagógicas do Programa Ciranda

Algumas das premissas que sustentam as convicções pedagógicas do Programa Ciranda são:

  • Aprender é questão de sobrevivência: aprender é desenvolver o cérebro, configurá-lo e reconfigurá-lo a todo momento, a fim de ampliar os conhecimentos sobre o mundo e melhorar ou desenvolver novas habilidades para lidar com ele. 
  • O valor das vivências pessoais: principalmente na infância e juventude, nós ativamente ajudamos a construir, a remodelar e a reconfigurar o nosso próprio cérebro – e fazemos isso em resposta às experiências que vivemos. Nesse sentido, construímos ao longo de nossas vidas um cérebro único e personalizado, que reflete a nossa história pessoal, nossas vivências e nos define enquanto indivíduos. 
  • A infância é tempo para aprender: na infância, apesar de vulneráveis e dependentes, a criança tem garantido o tempo necessário para programar o seu cérebro ainda imaturo, adquirindo o máximo de conhecimentos e de novas habilidades possíveis.
  • Os brinquedos das crianças: quanto mais variados os recursos e as oportunidades ou quanto mais enriquecidos forem os entornos físicos e sociais das crianças, melhor será o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
  • Fantásticos observadores do mundo: as crianças aprendem muito observando e imitando as pessoas com quem convivem. Adultos, principalmente, fornecem informações e modelos de comportamento e de raciocínio para as crianças, e elas observam atentamente todos os detalhes possíveis e aprendem com eles.
  • Viver é resolver problemas: as crianças observam, colhem dados, consideram evidências, formulam hipóteses, testam, experimentam e criam teorias explicativas sobre o mundo com o qual convivem. Elas já possuem e exercitam importantes habilidades cognitivas para formular e resolver problemas relacionados ao mundo natural.

 

Este é apenas um breve resumo do que você pode esperar do PPP do Programa Ciranda para crianças de 3 a 5 anos. Nossa proposta pedagógica enxerga a criança como ser potente. Nesse sentido, o Programa foi desenvolvido para que na Educação Infantil, todos possam experimentar e vivenciar o aprendizado, envolvendo os aspectos cognitivo, emocional, afetivo e relacional da criança.

 

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