Mathema Mathema

Por que escolher o Programa Ciranda?

Por Escrito em: 09/06/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Na hora de avaliar em qual escola matricular o seu filho, é de suma importância escolher uma instituição de ensino que ofereça metodologias que contribuem para uma educação de qualidade. Você já ouviu falar do Programa Ciranda?

Com uma metodologia inovadora, esse programa consegue fazer com que as crianças aprendam como elas gostam de fazer: brincando!

Acredite, a brincadeira é umas das formas mais prazerosas de aprender nesta faixa etária, e é muito eficiente quando feito de forma intencional.

Neste artigo, explicamos melhor como o Programa Ciranda funciona. Confira!

O que é o Programa Ciranda?

O Programa Ciranda é uma proposta para a Educação Infantil de Última Geração. Destinado para crianças de 2 a 5 anos, ele incentiva que todo lugar é lugar de aprender. O programa traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instiga a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.

Oferecemos uma proposta pedagógica, lúdica, completa e inovadora, tanto para o professor quanto para a criança, o qual motiva e incentiva as crianças a realizarem as atividades, tornando-as cada vez mais curiosas sobre os mais diferentes assuntos.

As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço educacional, como sala de aula, quadra esportiva, biblioteca ou no jardim da escola. As narrativas oferecidas pelo Programa Ciranda são exploradas pelas crianças, fazendo com que elas resolvam problemas e realizem escolhas.

Com o Ciranda, a escola amplia e diversifica as possibilidades de vivências, experiências e interações, fazendo com que as crianças se divirtam enquanto aprendem garantindo sua aprendizagem e desenvolvimento.

O principal objetivo do Programa Ciranda é fornecer às escolas um programa completo de educação infantil, que inclui:

  • material didático para crianças de 2 a 5 anos;
  • currículo organizado em acordo com a BNCC;
  • material formativo para professores;
  • Programa de formação continuada para professores e gestores;
  • acompanhamento do desenvolvimento do programa em campo;
  • material exclusivo para as famílias, de modo a garantir às crianças o desenvolvimento de todo o seu potencial, cuidando para que ampliem sua cultura, construam conhecimentos, desenvolvam habilidades, vivam a infância a qual têm direito.

 

A seguir, apresentamos os detalhes desse material:

  • material formativo, que traz consigo toda uma concepção sobre escola, sobre criança e sobre Educação Infantil;
  • material da criança e do professor, de 2, 3, 4 e 5 anos, com designer inovador;
  • a proposta tem como base estudos recentes a respeito do desenvolvimento infantil e os documentos do Ministério da Educação (MEC) Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), de 1999, e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017;
  • considera a criança como um ser de direitos, por isso, preserva a brincadeira, a fantasia e a curiosidade que tanto caracterizam a infância e que são peças-chave no desenvolvimento da criança;
  • toma como princípios o respeito aos direitos e à dignidade das crianças, consideradas em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas;
  • estimula a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas diversas práticas sociais sem nenhuma discriminação;
  • garante o atendimento aos cuidados essenciais associados ao desenvolvimento da identidade da criança;
  • considera o direito ao brincar e o acesso aos bens socioculturais disponíveis em nossa sociedade como forma de expansão das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
  • identifica a escola como lugar de aprendizagens, com espaço para a fantasia, as vivências e experiências, para a criação livre voltada ao imaginário ou ao mundo real, para os projetos ligados aos interesses do grupo, para a resolução de situações-problema e para o enfrentamento de conflitos e de diferenças.

 

O Ciranda também conta com um projeto de formação dos profissionais da educação, oferecendo:

  • Plano de formação de professores e gestores , com acesso a profissionais qualificados, que alia teoria e prática, com foco no planejamento, avaliação e na gestão pedagógica e na vivência de propostas significativas às crianças;
  • acompanhamento de um supervisor de campo, que vai à escola e analisa o Ciranda em ação, discute com a equipe os pontos positivos e indicação de como potencializar o trabalho.

Quais as suas principais vantagens para a aprendizagem das crianças?

Se educação de qualidade é o que você busca para o seu filho, veja o que ele tem a ganhar com o Programa Ciranda:

  • resultados garantidos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças;
  • percepção e valorização das famílias em relação ao programa e à aprendizagem das crianças;
  • formação de qualidade inclusiva e atualizada;
  • material inovador na forma de propor a organização de um arranjo curricular que leva em conta os principais estudos sobre a infância, as neurociências, o espaço como terceiro educador, recursos e materialidades;
  • projeto gráfico premiado.

Uma metodologia inovadora, como o Programa Ciranda, pode tornar a aprendizagem das crianças ainda mais eficaz. E o melhor: proporcionará ao seu filho uma experiência incrível, que o ajudará alcançar os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem específicos para a faixa etária.

 

Quer saber mais sobre esse Programa incrível? Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios que o Programa Ciranda proporciona para o processo de aprendizagem dos seus filhos!

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X