Objetivos
Conteúdo
Tratamento da Informação
Material
Cartolina, lápis de cor e os gráficos: Água na superfície terrestre e Toda a água do planeta.
Recomendação
A partir do 6ºano
Organizado por
Katia Stocco Smole
Diretora do Grupo Mathema
Cristiane Akemi Ishihara
Coordenadora do NUTEC
Descrição da atividade
Reproduza para a classe os dois gráficos abaixo:
De toda a água, a maior parte (97,4%) forma os oceanos, enquanto 1,8% está nas calotas polares. Portanto, apenas 0,8% da água do planeta pode ser consumida por nós.
Apresente apenas o 1º gráfico e faça algumasproblematizações orais como:
Apresente o gráfico Toda a água do planeta e faça novas problematizações. Verifique se o grupo conhece todas as expressões/palavras que aparecem e, auxilie-os a descobrir o significado dos termos desconhecidos.
Volte a algumas das questões tratadas e discuta com eles se com essas novas informações: é possível afirmar que não teremos problemas com o consumo de água?
Explorando a Tabela 1
Apresente aos alunos a tabela abaixo e peça que, em grupos, produzam pequenos folhetos dando sugestões sobre: o que você pode fazer para economizar água de agora em diante?
|
|
|
|
Quanta água uma pessoa gasta para:
1. escovar os dentes | |
Com torneira aberta por 5 minutosCom 4 copos de água | 12 litros1 litro |
2. lavar o rosto | |
Com torneira aberta durante 1 minuto | 2,5 litros |
3. fazer a barba | |
Com torneira aberta por 5 minutos | 12 litros |
4. tomar banho | |
Chuveiro ligado por 15 minutosChuveiro ligado por 5 minutos | 135 litros45 litros |
5. limpar o vaso sanitário | |
Com válvula de descarga de 12 segundosCom caixa d’água pequenaCom um balde de água | 20 litros10 litros6 litros |
6. lavar a louça | |
Com torneira meio aberta por 15 minutosCom água na pia até a metade, duas vezes, e torneira fechada | 117 litros6 litros |
7. regar o jardim | |
Com mangueira aberta por 10 minutosUsando um regador por 2 m2 de jardim | 186 litros20 litros |
8. lavar o carro | |
Mangueira com torneira não muito aberta por 30 minutosCom dois baldes de 10 litros | 216 litros20 litros |
9. limpar a calçada e ao redor da casa | |
Com esguicho forte por 15 minutos | 279 litros |
10. lavar roupa | |
Na lavadora para 5 quilos de roupa | 135 litros |
Adaptado de “Jovens em ação, ações para melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades”, de Angela Baeder e outrosditora Melhoratos, São Paulo, 2000. |
Vamos resolver os problemas a seguir:
Fechamento
Retome com a classe os meios de comunicação usados para o estudo sobre a água. Proponha as duplas que façam cartazes, usando recursos como gráficos e/ou tabelas, que revelem mudanças de hábitos simples que cada um pode fazer para desperdiçar menos água do planeta.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
Simplesmente maravilhoso