Mathema Mathema
Garrafa de água

ÁGUA NO PLANETA

Por Escrito em: 30/05/2019
Compartilhe nas suas redes:

Objetivos

  • Leitura e interpretação de gráficos e tabelas;
  • compreensão, interpretação e conversões de medida de capacidade;
  • resolução de problemas.

Conteúdo

Tratamento da Informação

Material

Cartolina, lápis de cor e os gráficos: Água na superfície terrestre e Toda a água do planeta.

Recomendação

A partir do 6ºano

Organizado por

Katia Stocco Smole

Diretora do Grupo Mathema

Cristiane Akemi Ishihara

Coordenadora do NUTEC

Descrição da atividade

Reproduza para a classe os dois gráficos abaixo:

 

Gráfico de água no planeta

 

De toda a água, a maior parte (97,4%) forma os oceanos, enquanto 1,8% está nas calotas polares. Portanto, apenas 0,8% da água do planeta pode ser consumida por nós.

Apresente apenas o 1º gráfico e faça algumasproblematizações orais como:

  • Do que se trata o gráfico?É possível afirmar que há muito mais água do que terra em nosso planeta?
  • Apenas com a informação deste gráfico é possível afirmar que nunca teremos problemas com a água em nosso planeta?
  • Se não houvesse título seria possível compreender este gráfico? Para que serve a legenda abaixo do gráfico?
  • Este gráfico está separado em duascores, por quê?

Apresente o  gráfico Toda a água do planeta e faça novas problematizações. Verifique se o grupo conhece todas as expressões/palavras que aparecem e, auxilie-os a descobrir o significado dos termos desconhecidos.

Volte a algumas das questões tratadas e discuta com eles se com essas novas informações: é possível afirmar que não teremos problemas com o consumo de água?

Explorando a Tabela 1

Apresente aos alunos a tabela abaixo e peça que, em grupos, produzam pequenos folhetos dando sugestões sobre: o que você pode fazer para economizar água de agora em diante?

  • 80% da água potável do Brasil fica na Amazônia, região onde vivem 5% da população brasileira
  • Em São Paulo, aproximadamente 36% da água é desperdiçada nos vazamentos da rede de distribuição e não chega à casa dos consumidores
  • É possível reaproveitar a água usada, por exemplo, a água que foi utilizada para lavar roupas pode ser reutilizada para lavar o quintal ou na descarga da privada
  • Uma torneira mal fechada que fique gotejando por um dia desperdiça 46 litros de água

Quanta água uma pessoa gasta para:

1. escovar os dentes
Com torneira aberta por 5 minutosCom 4 copos de água12 litros1 litro
2. lavar o rosto
Com torneira aberta durante 1 minuto2,5 litros
3. fazer a barba
Com torneira aberta por 5 minutos12 litros
4. tomar banho
Chuveiro ligado por 15 minutosChuveiro ligado por 5 minutos135 litros45 litros
5. limpar o vaso sanitário
Com válvula de descarga de 12 segundosCom caixa d’água pequenaCom um balde de água20 litros10 litros6 litros
6. lavar a louça
Com torneira meio aberta por 15 minutosCom água na pia até a metade, duas vezes, e torneira fechada117 litros6 litros
7. regar o jardim
Com mangueira aberta por 10 minutosUsando um regador por 2 m2 de jardim186 litros20 litros
8. lavar o carro
Mangueira com torneira não muito aberta por 30 minutosCom dois baldes de 10 litros216 litros20 litros
9. limpar a calçada e ao redor da casa
Com esguicho forte por 15 minutos279 litros
10. lavar roupa
Na lavadora para 5 quilos de roupa135 litros
Adaptado de “Jovens em ação, ações para melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades”, de Angela Baeder e outrosditora Melhoratos, São Paulo, 2000.

Vamos resolver os problemas a seguir:

  • Bruno costuma demorar 15 minutos no banho. Se ele tentar tomar um banho em 5 minutos, quantos litros de água ele economizará?
  • Ângela regou as plantas do seu jardim com a mangueira aberta por 10 minutos. Com a quantidade de água que ela gastou, quantas vezes ela poderia ter regado o jardim usando um regador?
  • Sabendo que uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 2,5 litros de água, quantos litros de água Jonas gastou se lavou as mãos em 1 minuto e meio?
  • A família de Marcelo decidiu precisa economizar água. Ao deixar de lavar o carro nesta semana como sempre faz: com mangueira não muito forte por mais ou menos meia hora, deixará de gastar a quantidade de água de quantos banhos de 5 minutos?
  • Marina resolveu verificar quantos litros de água ela gastava enquanto lavava as mãos. Enquanto lavava as mãos, deixou a água cair em uma bacia de 5 litros. Quantos minutos Marina gastou, aproximadamente, lavando as mãos?

Fechamento

Retome com a classe os meios de comunicação usados para o estudo sobre a água. Proponha as duplas que façam cartazes, usando recursos como gráficos e/ou tabelas, que revelem mudanças de hábitos simples que cada um pode fazer para desperdiçar menos água do planeta.

 

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X