Objetivos
Materiais
Papel branco, papel dobradura (recomendamos o papel espelho de forma quadrada ou retangular), cola e canetinha hidrocor.
Organizado por
Ayni Shih
Pedagoga, especialista em matemática para os Anos Iniciais e professora de Educação Infantil.
Descrição da atividade
Na educação infantil, o trabalho com dobraduras nas aulas de matemática é importante, pois, além de ser desafiador e atrativo para os alunos, envolve atividades que proporcionam a aquisição de habilidades espaciais e geométricas. Fazer dobraduras vai além da geometria, uma vez que envolve relações sociais, interação do grupo, auto-estima e iniciativa para enfrentar desafios.
1ª etapa
As dobraduras podem ser motivadas com músicas ou histórias, tornando o trabalho mais significativo para as crianças. Recomendamos que a primeira etapa seja realizada com crianças de dois ou três anos.
Inicie explorando o papel branco com as crianças: solicite-as que amassem, alisem, rasguem e torçam o papel. Deixe que elas façam uma bola para chutá-la, arremessá-la etc.
Consideramos importante que a criança conheça o material, manipule-o e perceba todas as suas possibilidades, para que futuramente consiga fazer dobraduras mais elaboradas.
2ª etapa
A“Seqüência do banho” é recomendada para crianças de três a quatro anos. A atividade desenvolve a noção do esquema corporal, bem como a discriminação visual e auditiva. Além disso, favorece a comunicação verbal, na medida em que se solicita a participação de todos os envolvidos.
Proponha a atividade para as crianças como uma brincadeira de “faz-de-conta”. Usaremos o papel branco, e este será manuseado para servir de chuveiro, sabão, toalha e outras coisas.
Conduza a brincadeira propondo situações-problema às crianças, conforme a seguir:
Diga às crianças que será utilizada uma folha de cada vez e que todas precisam ficar em pé.
“Vamos abrir a torneira. O que pode ser a torneira? Vamos fazer uma torneira com o papel?. Agora o chuveiro está funcionando, o que pode ser o chuveiro? Que barulho a água faz quando está caindo do chuveiro?
Agite a folha de papel acima da cabeça, imitando sons de água caindo.” Pode-se também agitar as folhas com as duas mãos ao mesmo tempo. “Agora sim! Podemos passar o sabonete e a bucha. O que temos que fazer para que o chuveiro vire isso?”
Vá brincando e interagindo com as crianças de modo que elas transformem o papel nas mais variadas situações, podendo manipular, amassar, dobrar, alisar etc.
3ª etapa
Depois da exploração e do conhecimento do papel, podemos iniciar com atividades mais dirigidas junto a crianças de três a quatro anos.
Distribua um papel dobradura para cada criança enquanto você conta uma história. Ao final, peça que retratem com o papel o que imaginaram ou sentiram por meio da história contada. Socialize montando um painel com as produções das crianças, pedindo que contem suas sensações. O foco desse trabalho é auxiliar as crianças a nomear e reconhecer as formas geométricas. Para isso, faça alguns questionamentos:
Veja a seguir um exemplo de painel produzido a partir das produções das crianças:
4ª etapa
O objetivo é fazer com que as crianças obtenham novas formas geométricas a partir de um quadrado. Sugerimos que você utilize papel dobradura na forma de um quadrado de diferentes cores.
Inicie a atividade perguntando às crianças:
Nessa etapa, é importante que você conheça todas as possibilidades de dobras, de modo que suas intervenções auxiliem o aluno a superar novos desafios e avançar em seu conhecimento. Após a exploração, monte um cartaz com as descobertas feitas.
5ª etapa
A proposta é que as crianças façam uma dobradura simples com poucas dobras. Esta atividade é direcionada para alunos com mais de quatro anos que já participaram de dinâmicas semelhantes às etapas anteriores. Daremos como exemplo a “Tulipa”.
Durante a execução da atividade, é preciso garantir que todas as crianças sejam atendidas, ou seja, o acompanhamento do professor é fundamental para que a atividade seja motivadora. Sente-se com seus alunos e vá fazendo passo a passo a dobradura com eles.
Procure utilizar um vocabulário matemático correto: unir vértice com vértice, dobrar um lado, depois o outro.
Conclua a atividade com uma colagem. É possível ainda pedir que os alunos completem a colagem com outros desenhos.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
Bom. Poderia ser mais explorado no tocante as experiências.