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Ábaco

Atividade com o ábaco

Por , Escrito em: 29/05/2019 | Atualizado em 27/09/2019
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Objetivos

  • Compreender o valor posicional de cada algarismo na escrita de um número;
  • Perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal: aditivo e decimal;
  • Comparar números.

Recomendação

Alunos a partir do 3º ano

Jogadores

Em duplas115_3531

Material

Existem ábacos comercializados, mas você pode fazer um com estacas (podem ser palitos para churrasco ou macarrão) e um suporte (pode ser uma caixa de ovo ou garrafa pet – é interessante preencher o suporte com areia para que ele fique pesado e fixe melhor os palitos e seja fechado com fita adesiva para evitar que a areia caia)

Organizado por

Cristiane Chica, gestora pedagógica do Mathema

Mirela Mendes, coordenadora de formação continuada do Mathema

Regras

O ábaco é a mais antiga máquina de calcular construída pelo ser humano. Conhecido desde a Antiguidade pelos egípcios, chineses e etruscos, era formado por estacas fixas verticalmente no solo ou em uma base de madeira. Em cada estaca eram colocados pedaços de ossos ou de metal, pedras, conchas para representar quantidades. O valor de cada peça dependia da estaca onde era colocada.

O ábaco de pinos favorece a compreensão da estrutura de agrupamentos e trocas. A sua utilização se dá de acordo com o valor posicional. Ao colocar uma argola no primeiro pino da direita, ela vale uma unidade. Cada bolinha colocada no segundo pino da direita para a esquerda vale uma dezena; no terceiro pino vale uma centena; no quarto pino vale uma unidade de milhar.

O máximo de argolas em cada um dos pinos é nove; quando há mais do que nove é necessário fazer a troca.

1ª etapa – Conhecendo o ábaco

Entregue um ábaco para cada dupla de alunos. Inicie a aula contando aos alunos que o ábaco foi a primeira máquina de calcular que foi inventada há mais de 4 mil anos. Explique que, nesse material, o valor de cada argola depende do pino em que ela é colocada. Para registrar o número 52, por exemplo, é necessário colocar 5 argolas no pino das dezenas e duas argolas no pino das unidades, ou seja, 5 dezenas e 2 unidades. Faça outras representações numérica com os alunos, inclusive com números com ausência de argolas em um dos pinos, como por exemplo, os números 403 e 330.

Escreva na lousa alguns números e peça para os alunos representarem no ábaco e registrarem no caderno desenhando o ábaco. Depois inverta a comanda, desenhando ábacos com quantidades representadas e peça aos alunos que digam que número está ali.

Realize um registro com os alunos com dicas para se trabalhar no ábaco:

 

Resolução problema ábaco

 

 

2ª etapa – Aprendendo a usar o ábaco

Nessa etapa os alunos poderão manipular o ábaco, contando o que observaram na primeira etapa. Retome os registros realizados. Em seguida, convide-os a descobrir como se usa o ábaco. Peça que os alunos contem quantas cadeiras há na sala de aula: combine que, para cada cadeira que houver na sala, eles colocam uma argola no ábaco; quando juntarem dez argolas no primeiro pino da direita, eles devem tirá-las e trocar por uma argola no segundo pino. Quando terminarem, peça para que desenhem no caderno como ficou o ábaco.

Repita essa atividade para o número de pessoas da classe e dê um tempo para que eles concluam a contagem e o registro no ábaco. Converse com os alunos sobre os resultados e então proponha que desenhem como ficou o ábaco após o término da contagem. Chame um aluno para desenhar no quadro e questione: Quantas pessoas? Onde aparece a dezena no ábaco? E as unidades que ficaram fora da dezena? De que maneira escrevemos essas quantidades usando algarismos?

Proponha outras quantidades para que eles representem no ábaco e registrem no caderno.

 

Desenho Ábaco

 

 

3ª etapa – Tirando as conclusões

Para essa etapa, organize a sala em quartetos, sendo que cada dupla de alunos terá um ábaco. Os registros serão feios no caderno.

Peça que representem 32 no ábaco e questione:

  • O que acontece com esse número se vocês retirarem dele uma dezena?
  • O que acontece com o 32 se vocês colocaram nele mais 8 unidades?
  • O que acontece com o 32 se vocês colocarem nele mais 9 unidades?

A cada nova transformação, peça que os alunos representem com números e desenhos o que aconteceu com seus ábacos.

Realize esta atividade em outras situações durante o ano, com números diferentes e maiores, incluindo as unidades de milhar.

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1 Comentário para “Atividade com o ábaco”

  1. AvatarRaquel campos disse:

    O texto utilizado para as atividades com o ábaco é muito objetivo .
    Facilita o trabalho do professor, com sugestões para montar o ábaco e como utilizá-lo de uma maneira que prende a atenção do aluno.

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