Mathema Mathema

AVANÇANDO COM O RESTO

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 16/10/2019
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Objetivos

  • Auxiliar os alunos a desenvolverem cálculos mentais com a divisão e a multiplicação;
  • levá-los a perceber o papel do 0, do 1 e do resto em uma divisão.

Material

Um tabuleiro, um dado e duas fichas ou peões de cores diferentes.

Organizado por

Katia Stocco Smole

Diretora do Grupo Mathema

Regras

O propósito do jogo é chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra FIM.

Duas equipes, compostas por dois alunos cada, jogam alternadamente. Cada uma movimenta a sua ficha colocada, inicialmente, na casa com o número 43.

Cada grupo, na sua vez, joga o dado e constrói uma divisão em que:

  • o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;
  • o divisor é o número de pontos obtidos no dado.

Em seguida, calcula-se o resultado da divisão e movimenta a própria ficha numa quantidade de vezes equivalente ao número de casas igual ao resto da divisão.

A equipe que efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.

Cada equipe deverá obter um resto que a faça chegar exatamente à casa marcada com FIM, sem ultrapassá-la. Se isso não for possível, ela perde a vez de jogar e fica no mesmo lugar.Vence a equipe que chegar em primeiro ligar ao espaço com a palavra FIM.

Questões para discussão

Depois de jogar algumas vezes com a classe, você pode propor problemas para explorar melhor a matemática envolvida no jogo.

Quais são os possíveis valores para os restos das divisões pelos números que aparecem nos dados?

  • O que acontece quando no dado sai o número 1?
  • Por que na casa com o número 0 está a palavra “tchau”?
  • O que é melhor, estar na casa com o número 51 ou na casa 96?
  • Se a sua ficha estiver na casa com o número 80, quais são os números que devem sair no dado para que você ganhe o jogo?

Faça uma lista dos números que são divisíveis por 2, observando que são números que apresentam resto 0 ao serem divididos por 2.A seguir, observe outros números que sejam divisíveis por 2, e questione:

  • Como é possível saber se o número é divisível por 2 sem efetuar a divisão por 2?
  • Em outro momento, a partir deste jogo, repita essa discussão para a divisibilidade e múltiplos de 3, 4, 5 ou 6. Pinte, por exemplo, de vermelho os números (do tabuleiro) que são múltiplos de 2 (ou não divisíveis por 2) e de amarelo, aqueles que são múltiplos de 3 ( ou são divisíveis por 3), e questione:
  1. Por que alguns dos números foram pintados com as duas cores?
  2. Quais números são esses?
  3. Eles são múltiplos de qual número?

Repita a atividade, escolhendo os múltiplos de 3 e de 4, ou de 2 e de 5, ou de 2 e de 6 etc. Assim, os alunos poderão concluir que os múltiplos de dois números são também múltiplos do produto desses números.

Crie um jogo semelhante a este. Para isso, temos várias possibilidades:

  • modificar os números do tabuleiro;
  • usar fichas numeradas de 1 a 9;
  • incluir outros números que possam ser, como a casa 0, que elimina o jogador da brincadeira;
  • usar dois dados para compor um número de dois algarismos para ser o divisor.

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