Mathema Mathema
Tarsila do Amaral

GEOMETRIA E A ARTE DE TARSILA DO AMARAL

Por Escrito em: 29/05/2019
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Objetivos

  • Conhecer, comparar e identificar sólidos geométricos;
  • estabelecer relações entre figuras espaciais e suas representações no plano;
  • desenvolver habilidades de percepção visual e espacial;
  • utilização de instrumentos para desenhar sólidos geométricos

Recomendação

A partir de nove anos de idade.

Organizado por

Cristiane Chica

Coordenadora Pedagógica do Grupo Mathema

Descrição da Atividade

Professor, reproduza a obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la.

 

Tarsila do Amaral

 

Organize a classe em roda de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante do quadro. Comece perguntando se alguém conhece a obra. Conte que a pintora é brasileira, nasceu em 1886, em Capivari, interior de São Paulo. Mergulhe um pouquinho na história da arte dizendo que a artista renovou a pintura brasileira ao usar cores e formas, deixandomarcado o mais autêntico sentimento nacionalista. Você pode dar algumas informações e referências bibliográficas para aqueles que desejam saber mais sobre a artista, mas tome cuidado para não perder de vista seus objetivos.

É importante que neste momento você chame atenção de todos para:

  • as cores: como a pintora as usa, os efeitos que ela consegue criar, a impressão que elas nos dão.
  • as formas: os sólidos geométricos que aparecem na pintura (eles são iguais? Os que estão atrás causam quais impressões?)
  • outros recursos usados pela pintora para termos a sensação de “calmaria”.

Prepare um painel com os tópicos importantes que surgirem durante a discussão. Ele deverá ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.

2º etapa
Divida a classe em grupos de quatro alunos e distribua um conjunto de formas geométricas diferentes para cada um.

 

Triângulos

Retângulos

Cada conjunto é composto de figuras que representam as faces de um dos sólidos geométricos que aparecem na obra: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular e paralelepípedo. Mas não diga isso a eles.

Peça que abram seus envelopes e descubram qual sólido geométrico que aparece na obra de Tarsila pode ser formado com as figuras que receberam. Assim que descobrirem, proponha que, usando uma fita adesiva transparente, montem o sólido geométrico.

Promova uma conversa na sala, de forma que os alunos explicitem como descobriram de qual sólido se trata, o que fizeram para obtê-lo, se basta juntar as figuras de qualquer forma. Guarde os sólidos, pois serão utilizados na quarta etapa desta seqüência didática.
3ª etapa

Organize a sala novamente em grupos e solicite que todos as equipes montem um paralelepípedo (veja na imagem abaixo) com as figuras dadas, usando a fita adesiva transparente.

 

Retângulos

 

Após a montagem, cada grupo abrirá o sólido retirando algumas fitas adesivas de modo a formar uma planificação. Neste momento, é possível discutir com os alunos se nas planificações obtidas:

  • foram usadas todas as figuras necessárias para a composição do sólido;
  • todas figuras estão presas umas às outras por pelo menos um lado, nunca pelas pontas.

Peça que um aluno cole sua planificação em um cartaz e desafie os demais grupos a conseguir planificações diferentes.

Escreva ao lado das imagens os nomes das figuras planas que nele apareceram. É um bom momento para explicar que, nos sólidos, essas figuras são chamadas de faces.

4ª etapa

Retome os sólidos produzidos pelos grupos na segunda etapa e peça aos alunos que  identifiquem, em cada um deles, o número de faces, registrando  o nome do sólido e o desenho de cada uma das faces que o compõe.

Informe que também podemos identificar outros elementos em um sólido geométrico, como os vértices e as arestas. Explique que a aresta é um segmento de reta formado no encontro de duas faces. Incentive-os a encontrar as arestas em seus sólidos geométricos e dizer quantas possuem.

Pergunte se alguém sabe o nome que é dado em matemática para as pontas dos sólidos. Caso não saibam, diga que chamamos de vértice. Vértice é o ponto onde duas ou mais arestas se encontram. Peça que anotem quantos vértices possui o seu sólido geométrico.

Os alunos poderão desenhá-lo, destacando os elementos: faces, vértices e arestas. Peça que o grupo registre suas respectivas quantidades.

Monte um cartaz com os desenhos produzidos e uma tabela com todas as informações obtidas durante a etapa.

 

Poliedros

 

5ª etapa

Converse com os alunos sobre as atividades de geometria feitas até o momento. Peça  para que, em duplas e consultando os cartazes feitos nas aulas anteriores, escrevam um texto contando o que aprenderam até agora. Você pode escolher o estilo do texto que desejar: uma carta, uma história em quadrinhos ou mesmo uma poesia. Certifique-se de que eles saibam as características de cada tipo de texto.

6ª etapa

Proponha algumas atividades que permitam aos alunos comparar sólidos geométricos e relacioná-los a formas presentes no cotidiano, como a proposta a seguir:

  • Complete a tabela escrevendo todas as diferenças e semelhanças que você observa em uma pirâmide de base quadrada e um cubo (é importante que eles tenham estes sólidos à disposição para consultá-los quando acharem necessário):

Tabela-Tarsila

 

7ª etapa

Volte para a obra da Tarsila do Amaral e peça que cada aluno faça a sua releitura da obra; o que não significa necessariamente uma cópia, mas as impressões, sensações e inspirações baseadas na tela..

Explique que os artistas, antes de realizarem suas pinturas, fazem um esboço, que são espécies de rascunhos para o quadro final. No esboço, eles podem ver erros e consertá-los, fazer testes de cores.

Antes de fazer o esboço, retome com seus alunos as observações iniciais em que cada um falou sobre as cores usadas no quadro. Discuta com eles: como fazer para que os sólidos sejam desenhados no papel e causem a impressão de profundidade?

Faça testes com esses desenhos e, se preciso, use uma malha pontilhada para os primeiros esboços.É importante que a obra da pintora esteja sempre presente neste momento, para que os alunos possam fazer comparações entre a produção de cada um e a dela. Finalmente, cada aluno produz seu quadro. Exponha-os na escola e valorize o trabalho realizado por todo o grupo.

 

Formas geométricas

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1 Comentário para “GEOMETRIA E A ARTE DE TARSILA DO AMARAL”

  1. Avatar ANDREIA GERBAUDO GIMENEZ disse:

    APAIXONANTE