Objetivo
Este jogo auxilia as crianças a compreenderem a estrutura do sistema de numeração decimal, a sequência numérica e a desenvolver estratégias de comparação de quantidades. É indicado para alunos após o 3º ano.
Material
Cartas numeradas de 0 a 9, num total de 3 com cada algarismo para cada grupo.
Jogadores
Grupos de 4 jogadores.
Organizado por
Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz
Diretoras do Mathema
Regras
Suponhamos que cada componente tenha recebido três cartas e um jogador esteja com as cartas 3, 0, 9 – ele pode compor o número 930. E assim devem fazer todos os outros. Quem obtiver o maior número, ganha um ponto naquela rodada.
As ordens podem ser estabelecidas a cada novo jogo, como:
Fomar um número próximo de ……..;
Formar um número que esteja entre ….. e ……;
Formar o maior número par;
Formar o menor ímpar;
Formar o menor número possível (aqui vale atenção para discutir onde o zero pode aparecer para que seja um número de 3 algarismos).
São também explorações possíveis:
a. Alterar o número de cartas para fazer números 4 ou 5 algarismos.
b. Propor problemas a partir do jogo:
– Em uma turma, a professora deu o seguinte comando: Formar o maior número possível. Uma das crianças de um grupo formou com as cartas 1, 2 e 7 o número 271. Você concorda que esse é o maior número que ela poderia formar? Por quê?
– Em um outro grupo para esse mesmo comando, os alunos formaram os números 654, 921, 900 e 671. Qual criança venceu essa rodada? Explique.
– Em uma comparação entre dois números, um grupo de crianças concordou que entre 609 e 599, o segundo era o maior. Você concorda? Por quê?
c. É possível trabalhar com outros comandos:
– formar o número ímpar mais próximo de 3200
– formar um número que esteja entre 3200 e 3300
– formar um número que possa ser dividido por 2 sem deixar resto.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
Legal e muito interessante isso me ajudou muito.
Gostei muito bom