Mathema Mathema

JOGO DAS TRÊS CARTAS

Por Escrito em: 24/05/2019
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Objetivo

Este jogo auxilia as crianças a compreenderem a estrutura do sistema de numeração decimal, a sequência numérica e a desenvolver estratégias de comparação de quantidades. É indicado para alunos após o 3º ano.

Material

Cartas numeradas de 0 a 9, num total de 3 com cada algarismo para cada grupo.

Jogadores

Grupos de 4 jogadores.

Organizado por

Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz

Diretoras do Mathema

Regras

  • Montam-se os grupos de 4 jogadores e um é escolhido para dar as cartas (o carteador);
  • O carteador embaralha e entrega 3 cartas para cada componente do grupo, sem olhar quais são;
  • O professor dá uma ordem:
    – Com as cartas que receberam formem o maior número possível;
  • Após formar o número com as cartas, os componentes do grupo conferem para ver quem fez o maior número:

Suponhamos que cada componente tenha recebido três cartas e um jogador esteja com as cartas 3, 0, 9 – ele pode compor o número 930. E assim devem fazer todos os outros. Quem obtiver o maior número, ganha um ponto naquela rodada.

  • O carteador, então, reúne todas as cartas, embaralha e distribui para cada jogador de acordo com o combinado;
  • Ao final de 8 jogadas, ganha quem tiver feito mais pontos.

 

As ordens podem ser estabelecidas a cada novo jogo, como:

Fomar um número próximo de  ……..;
Formar um número que esteja entre ….. e ……;
Formar o maior número par;
Formar o menor ímpar;
Formar o menor número possível (aqui vale atenção para discutir onde o zero pode aparecer para que seja um número de 3 algarismos).

 

São também explorações possíveis:

a. Alterar o número de cartas para fazer números 4 ou 5 algarismos.

b. Propor problemas a partir do jogo:

– Em uma turma, a professora deu o seguinte comando: Formar o maior número possível. Uma das crianças de um grupo formou com as cartas 1,  2 e  7  o número 271. Você concorda que esse é o maior número que ela poderia formar? Por quê?
– Em um outro grupo para esse mesmo comando, os alunos formaram os números 654, 921, 900 e 671. Qual criança venceu essa rodada? Explique.
– Em uma comparação entre dois números, um grupo de crianças concordou que entre 609 e 599, o segundo era o maior. Você concorda? Por quê?

c. É possível trabalhar com outros comandos:

– formar o número ímpar mais próximo de 3200
– formar um número que esteja entre 3200 e 3300
– formar um número que possa ser dividido por 2 sem deixar resto.

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