Mathema Mathema

JOGO DOS POLIEDROS

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 27/05/2019
Compartilhe nas suas redes:

O Jogo dos Poliedros é um conteúdo de Geometria Espacial voltado para o 2º ano do Ensino Médio. A dinâmica inclui a organização dos alunos em quartetos, e entre os seus objetivos está o desenvolvimento da percepção espacial. Confira como aplicar o jogo em sala de aula.

Material: Baralho com 52 cartas

Objetivos: 

  • Identificar em uma situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-la;
  • identificar propriedades e representações de sólidos geométricos;
  • desenvolver a percepção espacial;
  • compreender e emitir julgamento próprio sobre as informações relativas à matemática;
  • expressar-se com clareza, utilizando a linguagem matemática;
  • ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, especificamente aqui as representações e linguagem geométricas;
  • identificar um sólido geométrico como uma figura espacial e classificar os sólidos em poliedros e corpos redondos.

Regras: o objetivo é agrupar famílias de quatro cartas. Cada uma é formada pelo nome do sólido geométrico, sua figura e planificação, além de uma carta com suas propriedades. Ao todo existem 10 famílias.

Embaralham-se as cartas e coloca-se o baralho virado para baixo. Um dos jogadores tira uma das cartas do baralho e coloca-a em cima da mesa com a face virada para cima. Seguidamente o outro jogador procede do mesmo modo.Se a carta que sai a um dos jogadores pertence à família de uma das cartas já viradas, deve colocá-la sobre ela.Se um dos jogadores colocar uma carta na família errada perde a vez de jogar e esta carta é colocada no fim do baralho. Caso a carta tirada seja de um não poliedro, o jogador perde uma vez

Se a carta que sai disser OBJETO, o seu adversário deverá dizer um nome de um sólido e o jogador, em 20 segundos, deverá dizer o nome de um objeto com a forma proposta pelo oponente.

Se a carta que lhe sair for uma carta das propriedades “em branco”, ele poderá utilizá-la em qualquer altura do jogo para formar uma família. Contudo, para fazer uso da carta,  deverá dizer algumas propriedades do sólido que o distinga de todos os outros poliedros.

A pontuação é feita da seguinte maneira:

  • Sempre que um dos jogadores coloca uma das cartas em cima de outra ganha um ponto;
  • Se um dos jogadores completa uma das famílias ganha 4 pontos. Se o jogador não conseguir dizer o nome do objeto em 20 segundos, ele  perde 2 pontos. O jogo termina quando todas as famílias estiverem formadas.Ganha o jogo quem tiver maior pontuação.

 

Organizado por Neide Pessoa

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “JOGO DOS POLIEDROS”

  1. AvatarRaquel Aparecida Rosa disse:

    Achei o jogo bem interessante queria ter ele para aplicar em sala de aula

X