“Quais técnicas são indicadas para o ensino da tabuada”?
Antes de mais nada é preciso dizer que, antes de memorizar a tabuada, é essencial que os alunos saibam o significado de multiplicar, que tenham clareza das ideias envolvidas na multiplicação e que já tenham resolvidos diversas situações problemas envolvendo a multiplicação.
Dito isso, sugerimos que a memorização da tabuada tenha início no 3º ano, de modo que os alunos tenham até o 5º ano para finalizar esse processo de apropriação da tabuada.
A primeira dica para ajudar os alunos a memorizarem a tabuada é ensiná-los a estudarem tabuada, socializar formas e estratégias que poderão utilizar em casa, seja lendo, escrevendo, falando em voz, usando a calculadora. Parece incrível, mas as crianças não sabem como estudar. Talvez organizar com os alunos uma lista de formas pode servir de base e orientação para o trabalho ao longo do ano. Eles poderão escolher uma estratégia por mês, por exemplo, e depois ao final do mês avaliar se ela foi uma boa estratégias, se eles se adaptaram aquela forma de estudo ou não.
Na sala de aula, há outros bons recursos para o trabalho com a memorização da tabuada: jogos diversos como jogo da memória, bingo, jogo de cartas, stop da multiplicação, jogo de dados costumam envolver muito os alunos e ajudam nesse processo..
Atividades que envolvem regularidades são, em geral, as melhores e mais desafiadoras formas de levar a perceber como e porque memorizar as tabuadas.
Se você deseja conhecer um pouco mais desses recursos, visite a categoria “jogos e atividades” do nosso blog!
O Minuto Mathema é o canal de perguntas e respostas do Mathema!
Envie sua pergunta acerca do ensino e aprendizagem de matemática pra gente. Ela pode ser respondida no próximo vídeo do nosso canal! Escreva para comunicacao@mathema.com.br.